O cantor e compositor norte-mineiro Téo Azevedo está em fase de produção de um CD em homenagem à escritora Yvonne Silveira, professora emérita da Universidade Estadual de Montes Claros, que completará 100 anos de nascimento ao final de 2014. O trabalho reunirá poemas da autora e de seu esposo Olyntho Silveira (in memoriam), todos musicados pelo próprio Téo e com a participação de artistas nacionais e regionais.
O projeto foi apresentado pelo compositor durante visita de cortesia ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, na última semana (dia 28), na Reitoria. A pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz esteve presente.
Téo é o vencedor da última edição do Grammy Latino. Foi premiado como o melhor álbum de raiz numa homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. Neste novo trabalho, ele escolheu oito poemas de autoria de Yvonne Silveira e outros oito de Olyntho Silveira para “musicá-los”, com arranjos em vários estilos. Os cantores Nilton César, Luiz Vieira, Edith Veiga e Ana Walquíria são alguns dos convidados na interpretação dos poemas.
AGOSTO
Na visita, Téo Azevedo sugeriu que a universidade ajude-o na divulgação do projeto, uma vez que ainda busca a captação de recursos para a conclusão dos trabalhos de estúdio. “Se tudo correr como previsto, espero que o CD possa ser lançado a partir de agosto, como parte de algumas das principais manifestações populares de Montes Claros e do Norte de Minas, como as Festas de Agosto”, disse.
O professor João Canela reiterou a importância do artista para a cultura norte-mineira, principalmente no resgate dos valores culturais como neste projeto do CD de poemas. E destacou que, dentro do que for possível, a Unimontes poderá colaborar com a iniciativa. A professora Yvonne Silveira é a homenageada nas comemorações dos 52 anos da Unimontes, completados no último dia 24.