Em clima de muita emoção, foi sepultado na manhã desta quarta-feira (30/11), no Cemitério Parque Jardim da Esperança, em Montes Claros, o corpo do professor José Geraldo de Freitas Drumond, ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – período de abril/1988 a dezembro/2002. Ele faleceu nessa terça-feira (29/11), na Santa Casa de Montes Claros, em decorrência de complicações geradas por um quadro de insuficiência renal aguda e AVC. 

O corpo foi velado no auditório do prédio 6, do campus-sede da Unimontes, com as presenças de autoridades civis, militares e políticas, professores, servidores, estudantes, profissionais egressos da Universidade, amigos e familiares do ex-reitor.

O padre Antonio Alvimar Souza, também vice-reitor da Unimontes, celebrou a missa de corpo presente, com participação de amigos e familiares nas leituras e pedidos de orações.

15310587 1297480393608088 1195337568 n

Ex-governador de Minas e senador Antonio Anastasia

Bastante emocionado, o reitor João dos Reis Canela destacou a importância das ações desenvolvidas pelo ex-reitor em prol da educação superior regional e o legado deixado por José Geraldo de Freitas Drumond para a Unimontes e para a sociedade do Norte de Minas. “Estamos repletos de gratidão ao professor José Geraldo de Freitas Drumond, um homem extraordinário, exemplo de perseverança, luta e determinação para alcançar um objetivo idealizado por muitos: o ensino superior de qualidade para uma região. Um cidadão na acepção da palavra que difundiu valores”, pronunciou o reitor.

Ele lembrou que, recentemente, “numa demonstração de sensibilidade pela comunidade universitária”, foi aprovado pelo Conselho Universitário da Unimontes a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-reitor. 

“EDUCAÇÃO: UMA CAUSA”

“O ensino superior do Norte de Minas se despede de uma das mentes mais privilegiadas com a qual tivemos a oportunidade de conviver. Uma pessoa que teve a habilidade de agregar valores pessoais e conhecimento, sobretudo com respeito aos indiferentes às suas idéias, para concretizar uma causa pela educação”, enfatizou o vice-reitor e celebrante, Antonio Alvimar.

Alcir Fernando

Alcir graduou-se na turma do ex-reitor

Em nome da família, a senhora Pocidônia Drumond Gallo, irmã do professor José Geraldo de Freitas Drumond, ressaltou a escolha pessoal do ex-reitor em se tornar um cidadão montes-clarense e, que, “por opção e convicção, adotou a Unimontes como sua família e a conduziu, com os seus dons, com sabedoria e prudência”.

José Geraldo de Freitas Drumond comandou o processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Universidade Estadual de Montes Claros, efetivada pela Constituição Mineira de 1989. Ele também foi presidente da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Desde a terça-feira (29/11), foi decretado luto oficial na Unimontes por sete dias.

MISSíO PROFISSIONAL

Numa última homenagem, o médico ginecologista Alcir Fernando de Matos, de Januária (Norte de Minas), que foi contemporâneo do professor José Geraldo de Freitas Drumond  na turma de formandos da Faculdades de Ciências Médicas de Belo Horizonte, em 1972, destacou o perfil do ex-reitor. “Ele sempre foi um homem preocupado com a missão profissional. Quando ele concluiu a residência em Patologia, se transformou em um exemplar médico. Guardo boas lembranças do amigo e companheiro de medicina”, disse.

Prof Zuba1Antônio Macena de Figueiredo veio do Rio de Janeiro para se despedir do amigo. Professor de Direito na UERJ, fez questão de lembrar que o ex-reitor da Unimontes foi um dos fundadores do curso de Direito Médico e da Saúde na Universidade Federal Fluminense (UFF). “Colaborou com a formação e qualificação de inúmeros profissionais da saúde. A morte dele é uma grande perda para a área acadêmica, para a pesquisa e para a Medicina Legal, além do Direito. Foi um historiador da ética profissional e um ser humano de notável saber que não media esforços para levar o conhecimento para outros estados e países”. 

Vice-reitor na primeira gestão de José Geraldo de Freitas Drumond à frente da Reitoria da Unimontes, o professor aposentado Geraldo Magalhães Zuba considera duas fases importantes na história da Universidade: “antes e depois da atuação de José Geraldo de Freitas Drumond”. Para ele, “o resultado da gestão está na expansão do ensino superior na região Norte de Minas. Foi um grande líder da educação superior”.

Antônio Macena

Antônio Macena veio do Rio de Janeiro

MANIFESTAÇÃO DE EX-GOVERNADOR

Por meio de sua página na rede social Facebook, o ex-governador e atual senador Antônio Anastasia lamentou a morte do ex-reitor da Unimontes e ex-presidente da Fapemig. “O professor José Geraldo de Freitas Drumond foi uma pessoa com a qual sempre tive um convívio muito harmônico, um grande lutador em prol da causa da educação em Minas Gerais. Levo a seus familiares e amigos e a toda comunidade acadêmica da Unimontes minha solidariedade e meus sinceros sentimentos” , afirmou;

Antônio Anastasia, que também participou ativamente do processo de transformação da antiga FUNM na Unimontes, na condição de consultor jurídico da Constituinte Mineira de 1989 e já recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade, pelos serviços prestados á instituiçao ao longo de sua vida pública.

“ETERNO REITOR”

H SoutoA atuação e o legado do ex-reitor da Unimontes também foram enaltecidos pelo ex-deputado federal, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e prefeito eleito de Montes Claros, Humberto Souto, de quem José Geraldo Drumond era amigo pessoal. “A inteligência rara e a inquietação permanente a serviço do progresso da Unimontes e, conseqüentemente, de Montes Claros e do Norte de Minas, marcaram a vida do professor José Geraldo de Freitas Drumond entre nós. Que seu exemplo de amor e dedicação à nossa Universidade sirva de inspiração eterna para os montes-clarenses por nascimento ou adoção como ele. Obrigado, eterno reitor”, afirmou Humberto Souto.

 

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia