O Comitê Local da Universidade Estadual de Montes Claros da International Federation of Medical Students’ Associations of Brazil(IFMSA/Brazil) trabalha para que, no próximo mês, tenha o reconhecimento oficial pela coordenação nacional da instituição que permita a inserção do curso médico da UNIMONTES no programa de intercâmbios entre instituições nacionais e internacionais. O pedido de aprovação será analisado durante a 49ª Assembléia Geral Nacional da IFMSA/Brazil, que acontecerá em Juiz de Fora/MG, em 20 de abril.

O processo para o reconhecimento oficial teve início no primeiro semestre do ano passado, com a criação do Comitê IFMSA/Unimontes, atualmente formado por doze acadêmicos – coordenadores locais e diretoria – e dez trainees (alunos de medicina interessados em coordenar diversos projetos).

Este Comitê recém-criado é considerado “não pleno”. Para atingir a plenitude – condição que viabiliza a participação mais efetiva da IFMSA, incluindo em programas de intercâmbio – é necessário cumprir um protocolo ao longo de doze meses com experiências de iniciativa dos próprios acadêmicos em projetos, campanhas e eventos nas áreas de Educação Médica, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva e Direitos Humanos e Paz. Paralelamente, com o contrato já avaliado e aprovado por organismos competentes da universidade (Setor Jurídico, Núcleo Internacional e Colegiados), o comitê local aguarda a aprovação do contrato de intercâmbio com a IFMSA/Brazil.

“Cumprimos um ano de experiências para reunir condições de solicitar a plenitude. O apoio logístico da Unimontes foi fundamental para que, na assembleia nacional em abril, o Comitê Local tenha reais condições de defender sua plenitude, apresentar as campanhas desenvolvidas e pleitear as vagas de intercâmbio”, explica a acadêmica Dâmaris Versiani, do 9º período do curso de Medicina e diretora do Intercâmbio Internacional Clínico-cirúrgico do IFMSA/Unimontes.

CAMPANHAS

Entre abril de 2015, data de aprovação do comitê IFMSA na Unimontes, até fevereiro 2016, os alunos que integram a associação realizaram diversas ações sociais e de saúde para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Dentre as intervenções estão campanhas alusivas ao Dia Mundial do Doador de Sangue (em parceria com o Hemominas), projeto “VaIDADE”, de atendimento aos internos do Asilo/Casa Santana (trabalho conjunto com a Liga Acadêmica Norte-mineira de Geriatria e Gerontologia) e o movimento “Novembro Azul” de conscientização e prevenção sobre o câncer de próstata (juntamente com a Coordenadoria de Apoio ao Estudante – CAE/Unimontes).

Em andamento, estão mais dois projetos: co-organização na Semana do Trauma e o Simpósio de Ortopedia e Traumatologia, em parceria com a Liga Acadêmica Norte-mineira de Ortopedia e Traumatologia (Lanot).

PROCEDIMENTOS

A aprovação do contrato de intercâmbio do Comitê Local/Unimontes foi efetivada em fevereiro, após avaliação – em sequência – do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC), Procuradoria Jurídica e do Colegiado do Curso de Medicina. Foram consideradas as modalidades “nacional” e “internacional” para a promoção de estágios clínico-cirúrgicos e estágios de pesquisas em universidades brasileiras e do exterior.

Com a possibilidade de aprovação da plenitude do Comitê Local/Unimontes na Assembleia Geral Nacional da IFMSA/Brasil, o próximo passo será a formalização, por parte dos professores médicos e pesquisadores em áreas clínicas e das diversas áreas de ciências da saúde, da abertura de vagas para o recebimento de alunos estrangeiros. Por sua vez, a universidade de origem, simultaneamente, também receberá um acadêmico da Unimontes. Os profissionais da comunidade acadêmica interessados em apoiar esta importante promoção de conhecimento podem entrar em contato com os coordenadores do comitê local da Unimontes.

Os acadêmicos Marcos Túlio Costa e Jonatan Neto são, respectivamente, os diretores de Intercâmbio em Pesquisa e de Intercâmbio Nacional do Comitê/Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia