Mais um importante avanço foi conquistado pela comunidade acadêmica com vistas à implantação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da Universidade Estadual de Montes Claros. Em reunião na Reitoria, no último dia 7, foi criada a comissão especial de professores que irá definir e elaborar o regimento interno da nova unidade.

Na oportunidade, o reitor João dos Reis Canela destacou a importância da criação do núcleo institucional de Bioética e, ao mesmo tempo, da urgência em seu processo de implantação. Para a consolidação do projeto, a Unimontes recebe o apoio de renomados bioeticistas, como Léo Pessini, professor de Pós-Graduação Lato sensu de Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP), e de Fernando Lolas, diretor do Centro Interdisciplinar de Estudos em Bioética, da Universidad de Chile.

“São contribuições de suma importância para a agilidade dos trabalhos que culminarão com o funcionamento pleno do Núcleo de Bioética na Unimontes”, observa o reitor.

INTEGRANTES

Fazem parte da comissão responsável pela organização do regimento interno do Núcleo, os professores José Geraldo de Freitas Drumond (ex-reitor), Antônio Alvimar de Souza, Elton Dias Xavier, Maria ngela Figueiredo Braga, João Felício Rodrigues Neto, Vicente Ribeiro Rocha Júnior e Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa.

Durante os debates, também foi destacado o compromisso da Universidade com a reflexão de temas direta ou indiretamente ligados à sociedade em sua área de abrangência – cerca de 35% do território de Minas Gerais. Além disso, foi sugerido pelos participantes o lançamento de especialização multidisciplinar em Bioética no âmbito da Unimontes, visando difundir conhecimentos acerca do assunto.

PRIMEIRO PROJETO

A proposta de criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da Unimontes foi sugerida durante reunião da qual participaram o reitor João Canela e os professores José Geraldo de Freitas Drumond, Antônio Alvimar de Souza e Léo Pessini, em janeiro deste ano. Na oportunidade, o representante da Universidade paulista  São Camilo assumiu a condição de consultor da Unimontes na elaboração do projeto.

A Comissão Organizadora se reunirá ainda neste mês para eleição do coordenador e, também, para a elaboração do Estatuto do Núcleo de Bioética.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia