A Universidade Estadual de Montes Claros passa a fazer parte das instituições organizadoras do 1º Congresso Internacional sobre Política, Energia, Metalurgia e Meio Ambiente, evento inédito que será realizado em Ouro Preto/MG, com o objetivo de debater e analisar a influência da investigação científica no desenvolvimento integrado do BRICS. A inserção da Unimontes foi oficializada em reunião nesta quarta-feira (13/12), em visita do professor doutor Paulo Santos Assis, um dos integrantes da comissão executiva do evento, ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.
Inspirado nas experiências internacionais bem sucedidas de cooperação científica, o “1º Internacional Congress on Politics, Energy, Metallurgy and Environment” será realizado entre os dias 10 e 12 de abril, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com a participação de governantes, pesquisadores, gestores, empresários e acadêmicos de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que fazem parte do BRICS.
A projeção dos organizadores é de reunir aproximadamente 1,2 mil pessoas nos três dias de atividades, entre conferências, plenárias e apresentações de estudos temáticos. O site oficial do evento www.pemeforbrics.com já está disponível, inclusive para a análise de resumos para submissão (até 26 de janeiro).
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O professor Paulo Santos Assis é professor permanente da Redemat e coordenq o Programa de Especialização da Redemat (UFOP/UEMG) em Araxá. Ele destaca como “privilégio e oportunidade” a realização do primeiro evento no Brasil, especialmente pela oportunidade de inserir as universidades sediadas em Minas Gerais em diálogos associados ao desenvolvimento de grandes economias mundiais.
Confira
“Os reflexos serão altamente positivos para o desenvolvimento institucional das universidades, em todos os seus eixos”, analisa. Ele lembra que o Congresso tem como pilares a Declaração de Xiamen, elaborada na IX Cúpula do BRICS, realizada neste ano, na China, que sugere “a cooperação mútua entre os países nas áreas de ciências, tecnologia e inovação”, especialmente associado ao “desenvolvimento sustentável”. O professor Paulo Santos cumpre uma agenda de visita às universidades mineiras na divulgação do Congresso.
Para o reitor João dos Reis Canela, a inserção da Unimontes em evento de tamanha importância abre perspectivas para o incremento do processo de mobilidade acadêmica da Unimontes, assim como para o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa, a partir de novos intercâmbios. “É uma forma de incrementar o processo de internacionalização da Unimontes, com acesso direto às instituições destes países”, disse.
Secretária do Congresso, a mestranda em Engenharia Ambiental Márcia Ribeiro também participou da reunião, juntamente com os pró-reitores da Unimontes, Jussara Maria de Carvalho Guimarães (Extensão), Virgílio Mesquita (Pesquisa) e Paulo Eduardo Gomes de Barros (adjunto de Extensão). O professor Daniel Antunes Freitas, do curso de Medicina, esteve no encontro e foi anunciado como o representante da Unimontes na organização do evento. “O Congresso abre portas na geração de novas parcerias, especialmente no âmbito da pós-graduação da Unimontes”.