A Comissão Eleitoral divulgou nessa quinta-feira (4/10), o ato de convocação de professores e servidores técnico-administrativos e da saúde para atuarem nas mesas escrutinadoras e receptoras de todos no processo para a composição da lista tríplice para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros. Os documentos são assinados pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Herbert Alcântara Ferreira.

A eleição será realizada no dia 18 de outubro, no campus-sede, nos campi do Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha e nas demais unidades da Unimontes e têm direito ao voto os professores, servidores e acadêmicos.

Conforme a comissão, o ato de convocação é baseado nas resoluções 013 e 014 de 2018, do Conselho Universitário (Consu).

ACESSE

Quanto à escrutinação, que consiste no processo de apuração e contagem dos votos, haverá seis mesas, sendo uma delas específica para a tabulação dos dados, instaladas no auditório do prédio 6, do campus-sede.

Já as mesas receptoras serão os pontos de votação durante o processo eleitoral, com funcionamento de 8 às 22 horas, instaladas nos prédios da Reitoria (5), Hospital Universitário Clemente de Faria, Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA – prédio 1, campus-sede), Centro de Ciências Humanas (CCH – prédio 2), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET – prédio 3) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS – prédio 6).

PARITÁRIO

O voto na instituição é paritário: professor (peso de 70%), servidores técnico-administrativos e acadêmicos (peso de 15% cada categoria). De acordo com a Comissão Eleitoral, terão direito a voto os acadêmicos regularmente matriculados em todos os cursos de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e técnico-profissionalizantes, incluindo os alunos da educação a distância.

Conforme validação dos registros de candidaturas aos cargos de reitor e de vice-reitor, após a votação e a homologação do resultado pelo Conselho Universitário, as listas tríplices serão encaminhadas ao governador do Estado, Fernando Pimentel, a quem caberá a nomeação dos dirigentes da Unimontes para a gestão no período de dezembro/2018 a dezembro/2022. As eleições foram convocadas tendo em vista que os mandatos atuais do reitor João dos Reis Canela e do vice-reitor Antonio Alvimar Souza terminam em cinco de dezembro de 2018.

Leia também:

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia