Um encontro que reuniu os pioneiros da instituição, incluindo ex-reitores, professores e servidores aposentados, que se juntaram aos atuais colaboradores para celebrar os avanços alcançados ao longo de uma trajetória de cinco décadas. Assim foi a solenidade oficial de comemoração pelos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizada na noite dessa quinta-feira (24/05), no Salão de Eventos da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A comemoração foi feita nessa data tendo em vista que, em 24 de maio de 1962, através da Lei Estadual 2.615, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont (in memorian), era criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Por intermédio da Constituição Mineira de 1989, a extinta FUNM foi transformada na atual Unimontes.

Presidida pelo reitor João dos Reis Canela, a sessão solene contou com a participação de diversas autoridades, integrantes da gestão superior, professores, alunos e representantes da sociedade regional. Foram homenageados os pioneiros e as pessoas que contribuíram com o crescimento do ensino superior público da região: ex-reitores, ex-vice-reitores, ex-diretores de centros, servidores aposentados e professores eméritos. Confira galeria de fotos

Compareceram ao evento para receber a homenagem os ex-reitores José Geraldo de Freitas Drumond e Paulo César Gonçalves de Almeida, juntamente com o professor Raimundo Rodrigues Avelar, ex-diretor-geral da FUNM. Também foram prestadas homenagens aos ex-dirigentes da FUNM João Valle Maurício e Fernando Dias Costa (in memorian), juntamente com o professor Raimundo Poincaré Deusdará.

Os homenageados e convidados acompanharam a apresentação do vídeo institucional dos 50 anos da Unimontes e o lançamento e a obliteração dos selos postais oficiais pelos Correios. Também foram contemplados pela primeira apresentação oficial do “Hino da Unimontes”, de autoria das professoras Yvonne Silveira e Clarice Sarmento, que foi escolhido através de concurso, além do concerto especial “Villa-Lobos” com o Coral Universitário da Unimontes, acompanhado pelo premiado pianista Flávio Augusto Oliveira.

HOMENAGENS

Foram homenageados os ex-vice-reitores Geraldo Magalhães Zuba, Tânia Marta Maia Fialho e João dos Reis Canela e os professores que, ao longo de 50 anos de existência da instituição, exerceram o cargo de direção de faculdades (na época da antiga FUNM) e de diretores de centros (a partir da reorganização da estrutura administrativa da universidade, em 1994). Na seqüência, houve a entrega do título de reconhecimento à contribuição ao crescimento do ensino superior na região pelos professores e servidores aposentados, marcada por emoção, com a participação dos familiares dos homenageados. Confira galeria de fotos

Um dos momentos especiais foi a homenagem ao ex-deputado estadual Milton Cruz, autor da emenda à Constituição Mineira de 1989, que resultou na transformação da antiga FUNM na autarquia Unimontes, contando com o apoio de todos os representantes do Norte de Minas na Assembleia Legislativa na ocasião. “Realmente foi muito gratificante receber essa homenagem. É um reconhecimento da universidade que recebo com muito orgulho, até porque, estou há algum tempo afastado da atividade política”, afirmou Milton Cruz. Ele recebeu uma placas das mãos do reitor João Canela.

Ex-diretor da FUNM Raimundo AvelarAo fazer o uso da palavra, o ex-diretor-geral da FUNM Raymundo Rodrigues Avelar se lembrou das dificuldades e desafios que enfrentou ao comandar a instituição no período de 1980 a 1988. “A Universidade nunca é estática. Ela tem sido a vanguarda das mudanças na nossa sociedade”, observou.

HISTÓRIA DE LUTAS E VITÓRIAS

O ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond destacou o trabalho dos pioneiros da universidade e o trabalho daqueles que continuam contribuindo para seu crescimento. “Foi meio século de muitas lutas e de vitórias. Hoje é um dia dedicado para saudarmos a eternidade”, afirmou Drumond. Ele comandou a instituição de abril de 1988 a dezembro de 2002. Durante sua gestão, aconteceu todo o processo de transformação da antiga FUNM na atual Unimontes. Desta forma, foi o primeiro reitor eleito diretamente pela comunidade acadêmica na atual fase da universidade estadualizada e reconhecida.

No mesmo contexto, o ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida falou da atuação dos professores e servidores técnico-administrativos que contribuíram com a universidade ao longo dos anos, destacando os avanços da instituição que, atualmente, soma 11 mil alunos matriculados em 12 campi e 2,9 mil colaboradores (1,5 mil servidores técnico-administrativos e 1,4 mil professores). “Os bons resultados obtidos pela Unimontes são visíveis e incontestáveis”, disse Paulo César, que exerceu diversas funções na universidade ocupando o cargo de reitor no período de dezembro de 2002 a dezembro de 2010.

Por sua vez, o reitor João dos Reis Canela enfatizou que a comemoração do cinqüentenário é um acontecimento que será marcado para sempre na história da universidade. Ele destacou a contribuição de todos os professores, ex-servidores e ex-dirigentes homenageados durante a solenidade.

Segundo João Canela, a Unimontes é fruto da atuação “daqueles que acreditaram e tiveram ciência de que seria possível criar uma instituição de ensino superior público e, a partir daí, mudar a realidade social, econômica, política e cultural do Norte de Minas Gerais”. Ele salientou que a universidade chega a meio século de existência seguindo a trajetória de avanços e conquistas. “Agradecemos a cada professor e cada servidor da Unimontes, tanto os de ontem como os de hoje, pela sua dedicação. Com a participação de todos, estamos construindo uma grande universidade’, concluiu o reitor.

PRESENÇAS

Ex-reitor Paulo César de AlmeidaEntre outras autoridades e convidados, estiveram presentes na solenidade oficial comemorativa ao cinqüentenário da Unimontes o arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura; o deputado estadual Carlos Pimenta, o vereador João de Deus (representando o presidente da Câmara Municipal, Valcir Soares Silva), o procurador do município, Sebastião José Vieira Filho (representando o prefeito Luiz Tadeu Leite), o presidente da 11ª Subseção da OAB, Álvaro Guilherme Ribeiro Mattos, o coordenador institucional dos Corrreios, Evaldo Jenner; o chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, delegado Aluízio Mesquita, e o comandante do 55º Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Aristóteles Martins Rocha.

 

Galeria de fotos

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia