O fortalecimento do Serviço Social e a valorização dos profissionais da área. Estes são os principais objetivos do I Encontro Norte-Mineiro de Serviço Social (ENMSS), que será realizado em Montes Claros, no período de 14 a 16 de março, em 2018. A iniciativa é do curso de Serviço Social, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As inscrições para o evento serão abertas a partir de 22 de novembro.

Nesta segunda-feira (6/11), os organizadores do encontro tiveram uma reunião preparatória com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e com o vice-reitor Antonio Alvimar Souza, também com a participação da pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, juntamente com o pró-reitor adjunto da área, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Na oportunidade, foi discutida a proposta de parceria com a Reitoria para viabilizar a realização do evento.

O reitor destacou a importância do curso de Serviço Social e da promoção do encontro, enaltecendo também o trabalho da comissão organizadora. Ele salientou que a Universidade, dentro das suas possibilidades, vai assegurar o apoio necessário para garantir o sucesso do encontro regional.

POSITIVA

Coordenador da comissão organizadora do Encontro de Serviço Social, o professor Wesley Helker Felício Silva, ressaltou os resultados da reunião. “A nossa expectativa em relação ao apoio da Universidade é muito positiva. Vamos promover um encontro que busque dar mais peso à valorização da categoria dos assistentes sociais”, afirmou o professor Wesley Felício, lembrando que o encontro também deverá contar com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS) – que possui seccional em Montes Claros.

SAIBA MAIS

O I Encontro Norte-Mineiro de Serviço Social terá como tema central “Formação e Trabalho em Tempos de Regressão Social”. A expectativa é de reunir cerca de 450 participantes, entre assistentes sociais, estudantes de graduação e de pós-graduação em Serviço Social e áreas afins, pesquisadores e outros interessados, como secretários e gestores municipais.

Na programação constam palestras, conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. Conforme a proposta, o evento visa “alimentar de forma permanente o conhecimento e fortalecer a profissão de assistente social no Norte de Minas.

Entre os principais objetivos do encontro estão: refletir sobre os desafios para a formação e o trabalho do profissional em Serviço Social, considerando as transformações em curso. Visa também “aprofundar o debate crítico sobre a conjuntura brasileira atual e as estratégias de resistência teórica e política”. Outra meta é promover o intercâmbio entre os pesquisadores do Serviço Social e áreas afins.