Começam nesta terça-feira (22/1), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros e nas demais instituições públicas de ensino superior do País. O interessado deverá acessar o site específico do Ministério da Educação: www.sisualuno.mec.gov.br. É necessário utilizar o número de inscrição e a senha utilizada no ENEM/2018. Cada pessoa pode escolher até duas opções de curso.

O prazo vai até a próxima sexta-feira (25 de janeiro), às 23h59 – somente pela Internet. O acesso à Unimontes pelo SiSU é feito com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2018), que foram divulgadas no último dia 18 e podem ser consultadas pelo site https://enem.inep.gov.br/participante (o estudante deverá informar o CPF e a senha pessoal).

A Unimontes oferece 1.169 vagas em por meio SiSU. O edital contempla 49 cursos regulares de graduação ministrados no campus-sede e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí – além do núcleo de Pompéu.

VEJA

Deste total de vagas, 566 são para a categoria de “Ampla Concorrência” (ou Sistema Universal). As demais – 603 vagas – são ofertadas pelo sistema de reserva de vagas, em consonância com a lei estadual: 234 vagas para “Negros – egressos de escola pública/carente”; 234 vagas para egressos de escola pública/baixa renda; 49 para pessoas com deficiência e 49 vagas para indígenas – egressos de escola pública/baixa renda.

CRONOGRAMA

O resultado da Chamada Regular do SiSU (1ª Chamada) será divulgado em 28 de janeiro. A matrícula on-line para a 1ª Chamada será efetuada entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Por sua vez, a efetivação da matrícula deverá ser feita presencialmente, com a entrega da documentação exigida pro edital, nos dias 26 a 28 de fevereiro.

Importante ressaltar, ainda, que os candidatos do sistema de reserva de vagas deverão protocolar a documentação para comprovar as questões socioeconômicas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, na Secretaria Geral do campus-sede ou nas secretarias setoriais dos demais campi – onde o curso pleiteado é oferecido.

A manifestação para fazer parte da lista de espera (2ª Chamada) deverá ser entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.