Serão iniciadas nesta quinta-feira (20/10), as aulas do curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Administração, oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face), da Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O curso conta com 10 alunos, que são professores e servidores da Unimontes – aprovados em processo seletivo. O programa terá duração de quatro anos.
O Doutorado Interinstitucional foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). A proposta foi elaborada pelo Departamento de Ciências da Administração da Unimontes e pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB.
Chefe do departamento de Administração da Unimontes, o professor Juventino Ruas Abreu Júnior, informa que, nesta semana, foi definido junto à Fapemig o apoio financeiro ao programa de Doutorado. De imediato, foi autorizada a liberação de uma parcela de R$ 142 mil.
FINANCIAMENTO
“A expectativa é que, até ao final do doutorado, sejam liberados pela Fapemig cerca de R$ 1 milhão para o doutorado em Administração. Esses recursos serão de fundamental importância para a execução do programa, pois vão garantir o pagamento do custeio, logística e das despesas com as viagens e hospedagem dos professores,” disse Juventino. Acrescentou que também está garantido o pagamento de cinco bolsas integrais para os alunos.
Ele ressaltou que, com o suporte financeiro da Fapemig, será viabilizado o deslocamento dos professores do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB para ministrarem as aulas em Montes Claros. “Esse fator é importante, por permitir que os professores e servidores matriculados no doutorado possam frequentar as aulas sem se ausentarem dos seus postos de trabalho”, observa o chefe do departamento.
O curso de Doutorado Interinstitucional terá aulas presenciais e atividades de pesquisa. Nos três primeiros semestres, as aulas acontecerão no campus da Unimontes (prédio 1), em semanas intercaladas (sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, pela manhã e à tarde). Na sequência, os alunos vão se dedicar às atividades das suas respectivas áreas de concentração, sendo direcionados às disciplinas específicas, conforme orientação do programa de estudos individualizado. Nessa fase, as disciplinas serão ofertadas diretamente pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB.
Conforme o edital, o programa tem como área básica de concentração: “Administração Pública”, com as quatro linhas de pesquisa – “Administração Pública e Políticas Públicas”, “Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas”, “Finanças e Métodos Quantitativos” e “Estratégia, Marketing e Inovação”.
O doutorado interinstitucional em Administração tem como coordenador o professor Carlos Denner dos Santos, do PPGA/UnB. No âmbito da Unimontes, o coordenador é o professor Roney Versiane Sindeaux, pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças.