A Universidade Estadual de Montes Claros tem o Exército Brasileiro como um dos parceiros mais bem consolidados. Confirmando esta boa relação entre as instituições, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela recebeu, na tarde desta segunda-feira (19/11), a visita de cortesia do comandante do 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira, tenente-coronel Alexandre dos Anjos Ferreira.

Na oportunidade, o comandante comunicou ao reitor que, no próximo mês, fará a transferência de comando da unidade militar, para, em seguida, cumprir uma agenda internacional de treinamentos entre o Brasil e o Chile. Na visita ao campus, o tenente-coronel Dos Anjos formalizou os agradecimentos pelos trabalhos coletivos, reconhecendo a importância da Unimontes no progresso regional, sobretudo pela atuação da Universidade e do Exército no apoio à comunidade.

A área de atuação do 55º BI e a Unimontes no Norte de Minas é praticamente a mesma. Fundado há 43 anos, a partir do desmembramento do então 12º Regimento Militar de Belo Horizonte, o Batalhão Dionísio Cerqueira abrange 137 municípios, com um efetivo atual de 487 militares. A primeira turma de soldados foi formada em 1976.

PARCERIAS

Comandante Dos anjosEntre as parcerias mais recentes entre a Unimontes e o Exército está o Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (Profesp), no qual estagiários da Universidade atuam como monitores supervisionados no atendimento a 200 crianças e jovens no período de contraturno: acompanhamento médico e odontológico, alimentação, reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e aulas de iniciação: atletismo, caratê, judô, natação, vôlei, futebol, handebol e basquete.

Em outros momentos, o Exército foi parceiro da Universidade em ações como o Unimontes Solidária, projeto de atendimento coletivo em comunidades e municípios mineiros a partir do voluntariado de acadêmicos, que aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula nas mais diversas áreas.

O reitor João dos Reis Canela agradeceu a visita do comandante do 55º BI, enaltecendo a importância da parceria com a instituição. “O nosso reconhecimento à importância do Exército brasileiro na construção da cidadania e na valorização do sentimento de patriotismo.O 55º BI sempre foi um dos importantes parceiros da Universidade de Montes Claros nas ações voltadas para a melhoria das condições da comunidade. Por isso, essa visita do tenente coronel Alexandre dos Anjos é altamente significativa”, destacou o reitor.

O 55º BI responde pela fiscalização permanente de explosivos e produtos químicos de uso controlado em sua área de abrangência, além de executar a Operação Pipa de suporte e atendimento aos municípios atingidos pelos efeitos da seca no Norte de Minas. Dentre outras responsabilidades, está o trabalho de controle e destruição de armamentos ilegais apreendidos na região.