A Universidade Estadual de Montes Claros será uma das instituições brasileiras vinculadas ao projeto de relações científicas com a Universidade Tecnológica de Lublin (LUT), da cidade de mesmo nome, na Polônia. A parceria consiste no intercâmbio de professores e alunos de cursos de graduação, mestrados e doutorados para o desenvolvimento de pesquisas, cursos-sanduíche, transferência tecnológica e eventos acadêmicos. A partir da aprovação de um parecer – que será analisado até junho –, a iniciativa contará com financiamento da União Europeia (UE), por intermédio do programa “Erasmus”.

O termo de colaboração e cooperação internacional para o ensino superior e atividade científica foi apresentado na tarde dessa terça-feira (23/2), em reunião do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com a chefe do Departamento de Economia e Gestão da Economia da LUT, professora Ewa Bojar.

Os documentos que competem à Unimontes já foram assinados e, agora, serão encaminhados para a rubrica do reitor da Universidade de Lublin, professor Piotr Kacejko. Além da Unimontes, a proposta de cooperação envolve as Universidades Federais do Amazonas (UFAM), Pará (UFPA), Amapá (Unifap) e do Ceará (UFC), além da Universidade de São Paulo (USP).

COMO SERÁ

No âmbito da Unimontes, a vigência da parceria será de cinco anos, com a oferta de intercâmbio semestral para dez acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas (matutino e noturno) – com a duração de seis meses – e para vinte professores do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial e do mestrado e do doutorado em Desenvolvimento Social – além da graduação em Economia.

GT LublinEm linhas gerais, com a parceria, os alunos de graduação da Unimontes poderão cursar um semestre letivo na universidade polonesa, com ajuda de custo de € 500,00 mensais – financiada pela União Européia. Para os professores, a parceria é mais ampla, pois permitirá também a vinda de professores e pesquisadores poloneses para o Brasil, assim como a ida dos docentes brasileiros para estudos de titulação, pesquisas e congressos em Lublin.

A visita da comitiva polonesa ao campus-sede da Unimontes começou pela manhã, em reunião com um grupo de trabalho de professores dos programas de pós-graduação. “Uma vez finalizado o trâmite internacional, este será o primeiro convênio financiado para a Unimontes”, explica o professor Cleuber Vieira, que integra o grupo de trabalho que definirá as demandas da Universidade no convênio. Também fazem parte os professores Marcos Fábio Martins, Sara Jane Alves Durães e Sara Gonçalves Antunes de Souza. A professora Luciene Rodrigues é responsável pelas Relações Internacionais.

Gestao lublin

Professores Marcos Fábio, Matida Bojar, João Canela, Ewa Bojar, Maria ngela Braga e Antonio Alvimar (foto: Alex Sezko)

A cidade de Lublin está na região sudeste da Polônia, a 150 KM da capital Varsóvia. Com 400 mil habitantes, é uma das referências nacionais em ensino superior, com seis universidades que reúnem algo em torno de 100 mil alunos. Com 15 mil estudantes matriculados, a LUT oferece cursos nas áreas de Economia, Administração, Engenharias Civil, Ambiental e Mecânica, Informática e Arquitetura.

“É uma grande honra para a Unimontes fazer parte deste seleto grupo de universidades em uma iniciativa que fomenta o crescimento acadêmico e a melhor formação profissional. Trata-se de um trabalho bem estruturado e abrangente, que contempla os pesquisadores brasileiros em seis estados”, analisa o reitor João Canela.

Também participaram do encontro para a assinatura do termo de cooperação a professora Matilda Bojar, coordenadora do “Erasmus” pela LUT, e pela Unimontes, o vice-reitor Antonio Alvimar Souza e os pró-reitores Jussara Maria Carvalho Guimarães (Extensão), Paulo Eduardo Gomes de Barros (adjunto de Extensão), Juliana Leite Ferreira (adjunta de Pós-Graduação) e Virgílio Mesquita Gomes (adjunto de Pesquisa); a coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC), Maria ngela Figueiredo Braga; a coordenadora do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social, Luciene Rodrigues; e o professor do departamento de Ciências Econômicas, Marcos Fábio Martins de Oliveira e da diretora de Orçamento e Finanças, Etiane Sizílio.