O Cenário Econômico Brasileiro Atual, com foco nas discussões sobre Reformas Trabalhista e Previdenciária, é o tema central da XIII Semana de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros. A programação acontecerá entre os dias 7 e 10 de agosto, com mesas redondas, minicursos, palestras, mesas de egressos e apresentação de trabalhos científicos.

O professor e economista Petronilho Narciso Júnior empresta o nome ao evento, em homenagem da coordenação do curso e do Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes.

Sobre a escolha de temas associados à atualidade, especialmente as reformas trabalhista e previdenciária, os organizadores tratam como questões de extrema importância para todos os segmentos profissionais. “Esperamos que a XIII Semana de Economia possa contribuir sobremaneira para este importante debate nacional”, explica o chefe do Departamento de Ciências Econômicas, professor Marcos Fábio Martins de Oliveira.

Confira

Segundo ele, temas também ligados ao mercado de trabalho e à economia regional estão na pauta do evento, que abre espaço para a participação de professores, acadêmicos, pesquisadores e técnicos de áreas afins e pessoas da comunidade em geral.

PRAZOS

As inscrições para participar da programação geral poderá ser feita até o primeiro dia do evento, gratuitamente. Sobre os trabalhos encaminhados para submissão, o resultado dos artigos selecionados será divulgado em 24 de julho, sete áreas temáticas: “Mercado de Trabalho”, “História Econômica, Economia Regional e Desenvolvimento”, “Sistema Financeiro”, “Tecnologia e Inovação”, “Economia da Saúde e Economia da Educação”, “Novas Abordagens” e “Políticas Públicas”.

Para os minicursos, com inscrições até 4 de agosto, há cobrança de taxa (R$ 5,00). Os temas são: “Comunicação Empresarial”, “Linguagem Corporal no Trabalho”, “Latex”, “CPA 20”, “Introdução ao Geoprocessamento”, “Educação Financeira”, “Canvas”, “Introdução ao R” e “Previdência Privada”.

Dentre as palestras definidas estão “Política de Reformas”, com o professor doutor Samuel Pessoa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Fundação Getúlio Vargas/FGV-Rio) e colunista do jornal Folha de São Paulo; e “Os “males” da economia brasileira na atualidade: as perspectivas profissionais para o economista neste cenário”, com Paulo Roberto Bretas, presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), que abrirá oficialmente o evento, dia 7 de agosto, às 19 horas, no Espaço Bull Pub (Avenida Mestra Fininha, 1771, Bairro Funcionários).

XIII Semana da Economia da Unimontes
Período: 7 a 10 de agosto
Local: campus-sede
Inscrições: minicursos (até 4/8), palestras (até 7/8), trabalhos (encerrada)