“É um trabalho interessante e que poderia acontecer mais vezes. Tem pessoas que não têm acesso ou nem entendem nada sobre Justiça e toda ajuda neste sentido é muito importante”. O depoimento é do operário da construção civil, Moacir Gomes, que mudou um pouco a rotina do trabalho nessa quarta-feira (10/8). Ele e os demais trabalhadores da obra do novo auditório do campus-sede, assim como diversos servidores e alunos, puderam participar da ação especial em comemoração ao Dia dos Pais, realizada pela manhã e início da tarde pelo Serviço de Assistência Jurídica Itinerante, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Em pouco mais de quatro horas, a equipe de acadêmicos voluntários do S.A.J. Itinerante atendeu aproximadamente 100 pessoas, com o esclarecimento de dúvidas e orientações sobre questões jurídicas como registro de imóveis, processos de aposentadoria, interpretação de contratos – e cláusulas –, além de pensão alimentícia e questões sobre herança. O atendimento foi supervisionado pelos cinco professores que orientam o programa.

Embora a promoção seja alusiva ao Dia dos Pais, o trabalho foi estendido também às mulheres, como explica a professora Ionete de Magalhães Souza, coordenadora do S.A.J. Itinerante. “Nada mais justo do que abranger o atendimento também às filhos e esposas, até porque a maioria dos casos que identificamos é tratada como questão de família”, analisa.

PRIMEIRO CONTATO

Moacir destaqueAlém dos voluntários já integrados ao serviço, os acadêmicos dos primeiros períodos do curso de Direito da Unimontes também acompanharam de perto a ação coletiva realizada junto à sede da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), próxima ao prédio 1 do campus-sede. “Daqui a alguns períodos já poderão fazer parte do S.A.J. Itinerante. É uma forma de integrá-los às atividades comunitárias que o curso dispõe”, completa a coordenadora.

“Tem questões que são imperceptíveis no dia a dia, mas pode ser que tenha alguma problemática do ponto de vista jurídico. Neste sentido, ajudamos as pessoas a identificá-las”, disse o acadêmico do 9º período, Jefferson Vieira Melo, que há três anos é voluntário do S.A.J. Itinerante. “As pessoas têm direito a alguns benefícios e desconhecem, talvez por falta de orientação. É muito gratificante ajudá-las”, finaliza o também voluntário Hugo Alexandre Campos, aluno do 5º período do curso de Direito.