A importância e conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata é o tema quinta edição da campanha Novembro Azul, que terá início nesta quinta-feira (1º/11), numa ação conjunta da Universidade Estadual de Montes Claros, Loja Maçônica Vigilantes do Norte e parceiros da comunidade. Os trabalhos estão programados para três datas ao longo do mês, com exames de PSA e foco, também, no controle e prevenção de doenças cardíacas com atividades na área da saúde como aferição de pressão e testes de glicemia.

Com a participação voluntária de acadêmicos dos diversos cursos da Unimontes, os atendimentos serão dirigidos à comunidade em geral em Montes Claros e na Comunidade de Buriti do Campo Santo. A Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, é responsável pelas ações da Universidade ao longo da campanha.

Nesta quinta-feira, os trabalhos acontecem na Praça Doutor Carlos, Centro da cidade, a partir das 8 horas, com a “Ação em Saúde”. Haverá apresentação da fanfarra da Escola Estadual Simeão Ribeiro e atendimento orientado sobre o câncer de próstata e doenças cardiovasculares e testes de glicemia, aferição de pressão arterial e testes do PSA (exame específico para avaliar a situação da próstata).

Outra atração será uma oficina de capacitação em primeiros socorros com a equipe do SAMU.

MAIS AÇÕES

No dia 24/11, a campanha terá um lado esportivo com o “Pedal – Novembro Azul”, com a participação aberta ao público em geral, com trajeto entre a área urbana (Bairro Ibituruna) e a comunidade rural de Buriti do Campo Santo, onde haverá o atendimento dos moradores em mais uma “Ação em Saúde” – aferição de pressão, testes de glicemia e de PSA.

A terceira intervenção será no dia 30 de Novembro, com a “Ação em Saúde” na Escola Estadual Simeão Ribeiro e na feirinha do Santos Reis, com palestras sobre Saúde da Família e orientações sobre o câncer de próstata e doenças cardiovasculares.

Dentre os parceiros estão o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas, Hospital Universitário Clemente de Faria, FACIT, Polícia Militar, SAMU, Faculdades Prominas, Prefeitura de Montes Claros, Metrus JR – empresa júnior do curso de Engenharia Civil/Unimontes, Rádio Transamérica, Blog De Veneta e InterTV Grande Minas, entre outros.

Campanha Novembro Azul
Datas: 1º, 24 e 30/11
Locais: Praça Doutor Carlos, Buriti do Campo Santo (comunidade) e Escola Estadual Simeão Ribeiro
Participação: gratuita