Na primeira ação presencial para estudantes, voluntários abordaram temas como prevenção à violência doméstica e vícios eletrônicos, além da higiene pessoal

Com 20 anos de atuação em projetos voluntários na área de abrangência da Unimontes, o projeto Unimontes Solidária, da Pró-Reitoria de Extensão, realizou sua primeira intervenção neste ano com a participação do público infantil e adolescente. Foi na manhã e tarde dessa quarta-feira (9/3), como parte da programação da “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher” na Escola Estadual Vereador Francisco Tofani, no Bairro Roxo Verde, em Montes Claros.

O grupo da Unimontes foi convidado pela diretora da Escola, Lilia Câmara de Matos e Nunes, a partir de parcerias anteriores com o educandário. Nas duas sessões do evento, a recepção foi feita pela vice-diretora Maria de Lourdes Pereira Fonseca Martins, que fez a abertura dos trabalhos.

Pela manhã, na estrutura montada na quadra poliesportiva, os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental acompanharam uma palestra sobre dois temas específicos: “Violência Doméstica” e “Vícios”. As abordagens foram conduzidas por acadêmicos do curso de Enfermagem, do campus-sede, acompanhados pelos coordenadores do Unimontes Solidária: professores Gilson Fróes e Marcelo Rezende.

Evento foi dividido em dois momentos, de acordo com os turnos de aula (Fotos: Divulgação UniSol)

ALERTA SOBRE RISCOS

Os voluntários da Unimontes puderam orientar os jovens estudantes sobre como identificar, se prevenir e buscar ajuda junto aos organismos responsáveis numa situação de violência doméstica e familiar, seja moral, verbal, assédio ou física. Também destacaram os riscos dos vícios à saúde, e não apenas em situações de álcool e outras drogas, mas, também, do uso descontrolado de equipamentos eletrônicos, que provocam dependência ou mesmo quadros de compulsão (mídias sociais, aplicativos ou mesmo jogos).

À tarde, as ações foram dirigidas aos alunos da 1ª à 5ª séries do ensino fundamental, com temas relacionados à saúde: higienização e hábitos saudáveis, comentados também por acadêmicos do curso de Enfermagem. “A partir de parcerias anteriores, convidamos a Unimontes para colaborar com o nosso evento. A equipe do projeto nos oferece uma dinâmica interativa com os alunos, numa linguagem muito próxima e diferenciada para o público jovem”, analisa a vice-diretora Maria de Lourdes Martins. Segundo ela, para junho e outubro próximos, já estão alinhadas outras duas parcerias com o Unimontes Solidária, auxiliando nas dinâmicas da Semana de Prevenção às Drogas e na Semana da Criança, respectivamente.

SEQUÊNCIA

Escola e Universidade terão mais parcerias em junho e outubro

Segundo o coordenador do Unimontes Solidária, Gilson Fróes, em 2022, o projeto já havia atuado em duas frentes: no apoio logístico à Rede Solidária de Montes Claros, criada especialmente para o suporte e auxílio às famílias em situação de risco durante a pandemia da COVID-19; e em ações conjuntas com a ONG Amor & Vida, que auxilia os catadores de materiais recicláveis e seus familiares com a distribuição de donativos (mantimentos, roupas, vestuários e em projetos de auxílio à renda).

Mais adiante, com o retorno das aulas na Universidade, acrescenta o pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, serão estabelecidos os cronogramas de atividades, com a realização do atendimento comunitário nas áreas de saúde, educação, Direito e cidadania, serviços e assistência social, entre outras, a partir do voluntariado dos acadêmicos dos diversos cursos.

O público-alvo está em bairros de Montes Claros e nas cidades da área de abrangência da Unimontes no Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha, especialmente a parcela em situação de vulnerabilidade social. O Unimontes Solidária completa 20 anos e fará parte da programação especial pelos 60 anos da Unimontes.

Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes