Palestra para professores de diversos países em Lublin (Fotos: Divulgação)

A Unimontes será inserida nas ações que reforçam a integração entre universidades e as empresas na inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. Uma destas experiências está na parceria que a instituição tem em Lublin, na Polônia, de intercâmbio científico com financiamento pelo Programa “Erasmus” – iniciativa da União Europeia que promove a educação superior em cooperação com diversos países.

Na última quinzena, o professor Diogo Albuquerque, do Departamento de Economia da Unimontes, visitou a Universidade de Lublin para uma ministrar uma série de aulas e palestras para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição polonesa, além de professores de diversos países.

“São propostas contempladas pelo programa de extensão “Economia e Mercado e Internacionalização (EMEI)”, desenvolvido a partir de parceria entre as duas universidades”, explica o professor.

Professor Diogo Albuquerque e dirigentes da universidade polonesa

Outra interação de destaque, segundo o professor, foi o curso para professores para professores de outros países da Europa, América Central, Ásia e África, ainda na experiência na Polônia. “Abordamos o modelo de inovação Universidade-Estado-Indústria e a importância da relação entre o setor público e privado para o desenvolvimento de inovação, com a participação de pesquisadores da Argélia, Bielorússia, Indonésia, Lituânia, Marrocos, Panamá, Portugal, Romênia e Tunísia”.

O tema “A importância da relação empresa-universidade para o desenvolvimento de tecnologias” também foi trabalhado em palestra.

INÍCIO

A Universidade Estadual de Montes Claros iniciou a parceria com a Universidade de Lublin em 2017, dentro do programa de extensão EMEI, por intermédio dos professores Cleuber Vieira, Marcos Fábio Martins, Sara Antunes e Sidnéia Souza (da Unimontes) e das professoras Ewa Bojar e Matilda Bojar (da instituição da Polônia).

Em 2018, os professores Diogo Albuquerque e Geraldo Reis visitaram a universidade polonesa para participar de um Congresso Internacional. As professoras Ewa e Matilda Bojar já visitaram a Unimontes em duas outras oportunidades, sendo a última delas no primeiro semestre deste ano. A cooperação envolve, ainda, a Universidade Nova de Lisboa, representada pelo professor Francisco Diniz.

Relacionadas

FAPEMIG altera Manual autorizando bolsas para coordenadores de projetos em reunião do Conselho Curador
Unimontes divulga lista dos aprovados em 2ª chamada em seu vestibular próprio 2025
GDECO-ETNOPO – Grupo de pesquisa da Unimontes oferece três vagas para bolsistas
2ª UNIOPEN vai apresentar Unimontes como vitrine e agente transformador a alunos do ensino médio
Unimontes planeja ações e metas para 2025 “Teremos um ano de muitas realizações”, anuncia reitor
Liga Acadêmica de Psicanálise oferece 16 vagas para acadêmicos – Inscrições vão de 17 a 23 de fevereiro