Palestra para professores de diversos países em Lublin (Fotos: Divulgação)

A Unimontes será inserida nas ações que reforçam a integração entre universidades e as empresas na inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. Uma destas experiências está na parceria que a instituição tem em Lublin, na Polônia, de intercâmbio científico com financiamento pelo Programa “Erasmus” – iniciativa da União Europeia que promove a educação superior em cooperação com diversos países.

Na última quinzena, o professor Diogo Albuquerque, do Departamento de Economia da Unimontes, visitou a Universidade de Lublin para uma ministrar uma série de aulas e palestras para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição polonesa, além de professores de diversos países.

“São propostas contempladas pelo programa de extensão “Economia e Mercado e Internacionalização (EMEI)”, desenvolvido a partir de parceria entre as duas universidades”, explica o professor.

Professor Diogo Albuquerque e dirigentes da universidade polonesa

Outra interação de destaque, segundo o professor, foi o curso para professores para professores de outros países da Europa, América Central, Ásia e África, ainda na experiência na Polônia. “Abordamos o modelo de inovação Universidade-Estado-Indústria e a importância da relação entre o setor público e privado para o desenvolvimento de inovação, com a participação de pesquisadores da Argélia, Bielorússia, Indonésia, Lituânia, Marrocos, Panamá, Portugal, Romênia e Tunísia”.

O tema “A importância da relação empresa-universidade para o desenvolvimento de tecnologias” também foi trabalhado em palestra.

INÍCIO

A Universidade Estadual de Montes Claros iniciou a parceria com a Universidade de Lublin em 2017, dentro do programa de extensão EMEI, por intermédio dos professores Cleuber Vieira, Marcos Fábio Martins, Sara Antunes e Sidnéia Souza (da Unimontes) e das professoras Ewa Bojar e Matilda Bojar (da instituição da Polônia).

Em 2018, os professores Diogo Albuquerque e Geraldo Reis visitaram a universidade polonesa para participar de um Congresso Internacional. As professoras Ewa e Matilda Bojar já visitaram a Unimontes em duas outras oportunidades, sendo a última delas no primeiro semestre deste ano. A cooperação envolve, ainda, a Universidade Nova de Lisboa, representada pelo professor Francisco Diniz.

Relacionadas

PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra