Neste 22 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Empresário Júnior, iniciativa que está entre os destaques da formação qualificada na Universidade Estadual de Montes Claros. O ambiente das empresas juniores associa o conhecimento à prática em projetos de extensão e consultorias nas diversas áreas acadêmicas para o público em geral. Atualmente, a Unimontes conta com seis empresas juniores vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão, que reúnem 94 acadêmicos como gestores, supervisionados por 10 professores dos cursos de Administração, Economia, Engenharia Civil, Ciências Sociais e Sistemas de Informação.

“As empresas juniores valorizam sobremaneira o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, especialmente porque são espaços que favorecem o alinhamento da teoria com a prática”, observa a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. Os cinco projetos que são empresas juniores na Unimontes são: EJU, Economontes, Datamontes, Infobits e Metrus Jr. Duas são federadas à Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (FEJEMG), que engloba mais de 100 organizações.

PIONEIRA

A Empresa Júnior Unimontes, mais conhecida como EJU, foi o primeiro modelo do gênero implantado na Universidade, em abril de 1993. Está vinculada ao curso de Administração e, hoje, conta com dois projetos: no campus-sede e no campus de Brasília de Minas.

Para a Emanuele Almeida é a atual presidente da EJU e destaca que a participação na empresa júnior trouxe experiência dentro da área de atuação. “Os estágios oferecidos para o acadêmico de Administração são, em sua maioria, bem básico, execução de tarefas administrativas simples. Através do trabalho de consultoria feito na EJU podemos aplicar vários conteúdos estudados na teoria, que dificilmente um acadêmico teria a oportunidade de ver na prática ainda durante a graduação”, disse.

Para ela, com o suporte de professores capacitados, a empresa júnior cria um laboratório ideal para a aprendizagem e desenvolvimento.

Segundo João Paulo Cordeiro, fundador e presidente da Metrus Jr, empresa júnior do curso de Engenharia Civil, esta é a oportunidade que o acadêmico tem de poder desenvolver seu potencial durante a graduação, além do grande crescimento pessoal diante do envolvimento com os alunos de mais variados estágios do curso. “A Empresa Júnior é o meio que o acadêmico tem de desenvolver o espírito empreendedor, tão necessário no novo profissional que o mercado tanto valoriza”, completa.

O professor Guilherme Guimarães Oliveira é o coordenador da Metrus Jr e considera vários aspectos importantes nas atividades da empresa júnior junto à graduação. “É extremamente válido aproximar o acadêmico do mercado de trabalho. A Metrus permite ao aluno estar à frente de atividades relacionadas à vivência da profissão, adquirir experiências e uma qualificação diferenciada”.

MAIS SOBRE

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) representa um conjunto de empresas geridas totalmente por alunos que não possuem fins lucrativos e executam projetos e consultorias voltadas para micro e pequenos empresários, em geral com preços no mínimo 15% mais baratos do que o valor de mercado. Essas empresas, além de promoverem projetos para a sociedade e incentivar o senso de responsabilidade e de liderança, possibilitam o crescimento de jovens universitários em aspectos exigidos pelo mercado.

Os alunos participantes das empresas juniores, os chamados empresários juniores, atuam como voluntários e toda a renda obtida nos projetos é reinvestida na própria empresa e na capacitação de seus integrantes. A Lei Federal 13.267/2016 regulamenta a atuação das empresas juniores no Brasil, passando a normatizar a existência de mais de 1,2 mil organizações no Brasil formadas exclusivamente por estudantes universitários.