O Grupo Saruê entre os destaques no primeiro dia de programação do Festival
(Foto: Wesley Gonçalves)

A Universidade Estadual de Montes Claros marcará presença no 41º Festival Folclórico de Montes Claros, inserido nas centenárias Festas de Agosto da cidade, que acontecem a partir desta quarta-feira (14) e se estendem até o dia 18 deste mês. A programação oficial terá duas atrações da Unimontes.

Logo na abertura das atividades artísticas e culturais das Festas de Agosto, às 20 horas, o cantor e compositor Élcio Lucas se apresentará o público no palco principal do Festival Folclórico, na Praça da Matriz. Ele é professor do curso de graduação em Letras e do mestrado em Estudos Literários (PPGL/Unimontes).

Professor de Letras na Unimontes, Élcio Lucas é cantor e compositor
(Foto: Divulgação)

Élcio Lucas será acompanhado por um grupo musical formado por Márcio Durães (teclado), Sandro Marques (contrabaixo), Edson Lima (guitarra), Marcelo Andrade (sopro), Alexandre Zuba (percussão) e Robinho Rocha (bateria). Segundo ele, o espetáculo contará com músicas gravadas para seu último CD autoral (“Vago Universo”), além de canções inéditas e de trabalhos dos tempos do antigo Grupo Raízes, do qual foi integrante na década de 1980.

GRUPO PARAFOLCLÓRICO SARUÊ

Também nesta quarta-feira, às 21 horas, o Encontro de Tambores terá como uma das principais atrações o Grupo Parafolclórico Saruê, vinculado à Unimontes, que apresentará o espetáculo “Boi Bumbá de Parintins”, na Arena da Praça da Matriz.

O grupo conta com 30 componentes. “Para nós, participar das Festas de Agosto tem uma grande importância, pois as Festas têm como destaque a cultura popular, que também constitui o foco do nosso trabalho|”, afirma o diretor do Grupo Saruê, professor José Roberto Lopes de Sales, do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes.

A companhia de danças folclóricas, que integra um projeto de extensão da Universidade, recentemente, foi selecionada em edital de chamamento público realizado pelo município de Montes Claros. O edital teve como objetivo o credenciamento para fins de eventual e futura contratação de serviços artísticos e culturais, como em eventos em espaços públicos, por exemplo.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025