– Trabalho é gratuito e foi reconhecido em publicação na Alemanha –

Os pacientes submetidos ao tratamento de câncer no Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros, recebem atendimento especializado pelo SUS na área de Odontologia, contando também com o serviço de “laserterapia” e acupuntura. A assistência é proporcionada por intermédio do projeto de extensão “Odontologia no Contexto Interdisciplinar”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em parceria com a Fundação Dilson Godinho.

Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), da Unimontes, o projeto foi elaborado por iniciativa do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde (PPGCS). Reconhecido com o conceito 6 pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o que atesta excelência internacional ao programa, o PPGCS teve como importante conquista recentemente a produção de artigo publicado em revista científica da Alemanha, cujo tema também envolve a melhoria da assistência aos pacientes oncológicos, enfocando o tratamento a laser da mucosite (feridas na boca em consequência da radioterapia).

As atividades foram iniciadas em 2014. Semanalmente, são realizados mais de 80 atendimentos aos pacientes em tratamento de radioterapia. Envolvem diferentes profissionais como médico, cirurgião-dentista, biomédico, biólogo, enfermeiro, fisioterapeuta e nutricionista. Os pacientes recebem a assistência de quatro alunos de pós-graduação e dois acadêmicos de graduação, também envolvidos na iniciativa.

O projeto “Odontologia no Contexto Interdisciplinar” é coordenado pelo professor André Luiz Sena Guimarães e conta com a participação dos professores Alfredo Maurício Batista de Paula e Lucyana Conceição Farias, todos do PPGCS. Os pesquisadores da Unimontes trabalham em conjunto com as equipes de Cirurgia, Radioterapia e Oncologia do Hospital Dílson Godinho.

Fibroblastos desta

Conforme o professor André Luiz Sena Guimarães, em agosto deste ano será integrada ao projeto uma das disciplinas isoladas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: “Tópicos Especiais em Odontologia em Oncologia”.

ARTIGO EM REVISTA CIENTÍFICA

A melhoria do tratamento da mucosite nos pacientes oncológicos é tema do artigo da Unimontes publicado na revista científica internacional “Lasers in medical Science”, da Alemanha. O texto é um produto do mestrado da estudante Raquel Gusmão Soares. Bacharel em Enfermagem, ela concluiu o mestrado em Ciências da Saúde na Unimontes.

O professor André Luiz Sena Guimarães explica que o artigo aborda o novo protocolo de tratamento da mucosite, desenvolvido junto aos pacientes oncológicos. “Com o trabalho, conseguimos aplicar conhecimentos obtidos em experimentos de ciências básicas na prática clínica. Conseguimos diminuir o grau de mucosite e a necessidade de medicamento para dor através da adição de um laser (infravermelho) e do aumento da dose tradicional ao protocolo”, informa André Sena Guimarães.

Ele ressalta ainda que as atividades desenvolvidas no PPGCS , como o projeto “Odontologia no Contexto Interdisciplinar” e ações de incremento da pesquisa, são financiadas com recursos da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Capes/MEC, além do suporte da Universidade Estadual de Montes Claros.