Evento será no dia 29 de junho, com a apresentação das obras do doutor Carlos Alexandre de Bortolo

Qual a importância do espaço público de lazer e como ele está inserido nas políticas e no planejamento urbano? Estas e outras análises serão debatidas em mais uma edição das “GeoLives”, projeto virtual do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Será na próxima terça-feira (29/6), às 19h30, com o tema “Espaços públicos, cidades e a contemporaneidade: refletindo sobre a produção no/do urbano”, culminando com o lançamento de livros pelo professor doutor Carlos Alexandre de Bortolo (PPGEO) e pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Unimontes. A transmissão será pelo canal GeoLives, no YouTube, com mediação da jornalista Cibele Bertholi, mestranda do PPGDS. Haverá entrega de certificado.

Ele é o autor das obras “Reflexões sobre a dinâmica de espaços públicos de lazer em cidades e suas aglomerações urbanas no século XXI” e “Produção e apropriação de espaço livre público – o Lago Igapó/Londrina (PR)”, pela Paco Editora. Os livros foram financiados com recursos públicos provenientes dos projetos associados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com o PPGDS e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

ANÁLISE E REFLEXÃO

Segundo o autor, as duas produções trazem os resultados de pesquisas científicas organizadas durante o mestrado e doutorado. “As temáticas são semelhantes nos dois livros e se aprofundam em questões como a análise e a reflexão das produções de espaços públicos de lazer em cidades de distintos tamanhos no século XXI”.

Para Bortolo, mestre em Geografia Dinâmica Espaço Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), as obras “autorais e complementares” fomentam a reflexão sobre como tais espaços precisam estar atrelados ao planejamento urbano contemporâneo, de forma que a cidade saiba dar importância na produção e na apropriação dos conceitos de modernidade no cenário capitalista.

O evento faz parte das comemorações pelo Dia do Professor de Geografia (26 de junho).

GeoLives Unimontes
Tema: “Espaços públicos, cidades e a contemporaneidade: refletindo sobre a produção no/do urbano”
Convidado: professor doutor Carlos Alexandre de Bortolo
Data: 29 de junho