– Cidade passa a contar com a oferta do curso tecnólogo em Gestão Pública, além de atividades do Brasil Profissionalizado e da Rede UAITEC –

Com a assinatura de dois convênios, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oficializa a retomada das atividades presenciais em Pompéu, na região Central do Estado. Na respectiva solenidade, realizada nessa quarta-feira (05/02), foram firmadas a implantação e manutenção do polo presencial da Unimontes no município para a oferta do tecnólogo em Gestão Pública e, ainda, a garantia da liberação de recursos da ordem de R$ 1.186.913,00, para a aquisição de instrumentos e funcionamento dos laboratórios para as atividades acadêmicas.

O benefício acontece a partir de uma ação conjunta do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Ensino, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Unimontes e município. Participaram da solenidade de assinatura dos convênios o secretário da Sectes, deputado Narcio Rodrigues o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e o prefeito de Pompéu Joaquim Campos Reis.

“O retorno das ações em Pompéu resulta de um entendimento muito produtivo entre o Governo do Estado, o Executivo Municipal e Universidade, com a mobilização e o envolvimento dos nossos órgãos colegiados”, destacou o reitor João Canela. Ele lembrou que a Unimontes já atua no município com a oferta dos cursos semipresenciais de Educação Física, Pedagogia e Geografia, por intermédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A primeira turma do curso Tecnólogo em Gestão Pública contará com 35 vagas e as aulas se iniciam em março de 2014. A previsão é de ampliar a oferta no próximo vestibular. O reitor frisou que o município de Pompéu, por intermédio do prefeito Joaquim Campos Reis, assegurou todas as condições logísticas necessárias para o desenvolvimento das atividades docentes na cidade – transporte, alimentação e alojamento para os professores. “A Unimontes possui ferramentas para desenvolver a economia mineira por meio do seu ensino superior”, disse.

Na visita, o secretário Narcio Rodrigues ressaltou o compromisso do Governo de Minas em fortalecer o ensino superior no Estado e dar um salto de qualidade e inovação nas diversas ações firmadas pela atual gestão. “A Unimontes é uma das melhores universidades do interior do Brasil. Com diversas ações do Governo de Minas, vamos democratizar e interiorizar ainda mais o acesso ao conhecimento, com visibilidade ao que há de melhor no mundo em aprendizado”, afirmou.

Brasil Profissionalizado

Ainda em Pompeu, as autoridades visitaram a Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado, construída em parceria entre o Ministério da Educação, Sectes e a Secretaria de Estado de Educação. O prédio está no terreno anexo ao espaço onde será implantado o Polo da Unimontes.

Por meio do programa Brasil Profissionalizado, criado para fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, os centros vão oferecer cursos profissionalizantes criados a partir da demanda e da vocação de cada microrregião. A Unimontes será responsável pela implantação da unidade no município, cujo valor da construção é de R$ 7 milhões. São 5.580 m² de área construída, com capacidade para 1,2 mil alunos. A previsão é de que a escola esteja pronta em dezembro de 2014.

Uaitec

Os participantes da solenidade também visitaram o espaço onde está em fase de implantação da unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O local passa por estruturação para receber uma das mais inovadoras plataformas de ensino a distância do País. O espaço amplia as possibilidades de qualificação profissional do cidadão de Pompéu e região, para a oferta de cursos de graduação, tecnólogos, idiomas e da plataforma Moocs.