Com recursos do Governo do Estado, a Unimontes passa a contar com 3.220 novos livros para o sistema integrado de bibliotecas. Os investimentos, que também incluem como financiador o Programa de Extensão Interdisciplinar de Ampliação dos Saberes (Bioeducar), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), contemplam exemplares nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências da Religião, Ciências Sociais, Direito, História e Pedagogia, dentre outras.

Conforme a direção da Biblioteca Central, com mais estas aquisições, a Unimontes passa a oferecer para a comunidade acadêmica e ao público em geral um acervo mais rico e mais amplo. Entre 2016 e 2017, foram aplicados recursos da ordem de R$ 234.367,03 na compra de livros e na assinatura de periódicos, que atendem ao campus-sede e mais nove campi e núcleos avançados.

As novas aquisições reforçam os acervos da Biblioteca Central e das Bibliotecas Setoriais dos campi de Brasília de Minas (Pedagogia), Almenara (Pedagogia), Januária (Letras Português e Pedagogia), Espinosa (Pedagogia), Janaúba (Pedagogia), Paracatu (Pedagogia), São Francisco (História) e Pirapora (Pedagogia).

Também foram adquiridas obras para o atendimento às demandas dos cursos tecnólogos, oferecidos por intermédio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e do Núcleo de Pompéu (Tecnologia em Gestão Pública).

Confira

Os títulos dos livros foram adquiridos a partir das solicitações e indicações dos professores e dos coordenadores de cursos. A atualização do acervo está em sintonia com os projetos político-pedagógicos dos cursos, conforme exigência do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Novas-Aquisicoes

“A Unimontes dá continuidade ao processo de aquisição de livros para o atendimento às necessidades das demais unidades, em consonância com as solicitações de professores, alunos e coordenadores de cursos”, destaca a diretora da Biblioteca Central, Roseli Damaso Garcia.

Para maior conhecimento da comunidade acadêmica, as obras estão em exposição no hall da Biblioteca, no campus-sede.

FUNCIONAMENTO BIBLIOTECA

Os usuários da Biblioteca são cadastrados em um sistema on-line no software Pergamum, que possibilita, de maneira mais prática, a reserva de livros e a renovação dos empréstimos eletronicamente, sem sair de casa. O link para acesso: http://pergamum.unimontes.br.

Os títulos existentes no Sistema de Bibliotecas Universitárias também são disponibilizados no sistema on-line, o que possibilita as consultas ao acervo bibliográfico pelo catálogo eletrônico. Ao comparecer à biblioteca, aluno ou professor também pode realizar consultas eletrônicas, empréstimos e reservas pelo serviço de autoatendimento.

Dentre os vários benefícios, na Biblioteca da Unimontes, por meio eletrônico, os usuários podem acessar o portal de periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O “Portal Capes” conta com 35 mil títulos com textos completos e alcança 130 bases de dados. Além disso, a Universidade possui convênio com o Ministério da Saúde assegurando o acesso gratuito ao banco de dados on-line do “Portal Saúde Baseada em Evidências”.