APAE e Instituto Castelinho foram atendidos e mais duas entidades ainda receberão produtos de higiene pessoal

Os alunos da Unimontes têm valorizado a associação da prática acadêmica com a solidariedade, uma maneira de atender a população mais necessitada. Nesta proposta, a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUEM) formalizou a doação de mais de 300 quilos de alimentos para duas instituições sociais da cidade, arrecadados a partir de inscrições solidárias no Congresso de Urgência e Emergência, realizado em agosto.

Alimentos foram doados a partir de inscrições solidárias no Congresso de Urgência e Emergência da LAUEM (Fotos: Divulgação)

Foram beneficiadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Montes Claros) e o Instituto Castelinho, localizado na Vila Castelo Branco, periferia da cidade, que receberam os mantimentos neste mês.

Michele Caroline Maurício de Jesus é a vice-presidente da LAUEM e explica que a proposta de vincular a inscrição em eventos com a doação de alimentos e produtos de higiene vem desde o ano passado. “Percebemos que há muita gente que precisa de ajuda e esta assistência reforça os propósitos dos projetos solidários que realizamos com a Liga e com a Unimontes”, explica Michele, que é aluna do 4º período de Enfermagem.

A escolha pela APAE veio a partir de um pedido da própria entidade por meio de suas redes sociais. “Identificamos uma situação de grande necessidade e nos prontificamos a ajudá-los”, explica, ao lembrar o trabalho da Associação na assistência, valorização e promoção social de pessoas com deficiência interdisciplinar e múltipla – entre crianças, jovens e adultos.

O Instituto Castelinho funciona na Vila Castelo Branco, região carente e periférica em Montes Claros. A entidade assiste crianças e jovens que convivem com diversas situações de risco social, questão identificada numa das ações recentes do projeto Unimontes Solidária naquela região da cidade. O local sobrevive graças a inúmeras doações, com atendimento no contraturno escolar.

Michele, professor Marcelo, Camila, professor Gilson Fróes e Verci Lopes

A entrega dos mantimentos foi acompanhada pelos coordenadores de Apoio ao Estudante, professor Marcelo Rezende, e de Projetos Especiais, Gilson Fróes, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, além dos acadêmicos Verci Lopes e Camila Kellen, que também integram a Lauem. A Liga é coordenada pela professora Viviane Carrasco.

Já para a doação de produtos de higiene íntima e pessoal, que foram arrecadados durante a II Mesa Redonda de Saúde Mental de Estudantes de Graduação na Área de Saúde e Profissionais de Enfermagem, realizada no último dia 12/9, os organizadores pretendem definir o destino das doações nos próximos dias. O alvo será o público feminino.

Acadêmicos conheceram ainda a Biblioteca e Sala de Estudos do Instituto Castelinho

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”