Nesta sexta-feira (17/5), com uma exposição coletiva de 21 artistas plásticos que marcaram a história na galeria de artes do prédio, começará a programação oficial pelas comemorações dos 40 anos do Centro Cultural Hermes de Paula, que se estenderá até 26 de maio com uma série de atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa diretamente das atividades, por intermédio do projeto “Quarta Em/ncena”, desenvolvido pelo Teatro Universitário, do curso de graduação em Artes/Teatro.

Coordenador do Centro de Comunicação e Referência Áudio Visual (CCRAV) da Unimontes, o professor Élcio Lucas, cantor, compositor e doutor em Letras, será um dos principais homenageados dentro das festividades do 40º aniversário do Centro Cultural, como “reconhecimento aos vários anos de dedicação e compromisso à cena cultural de Montes Claros”, explica a organização.

Ex-integrante e com participação em dois trabalhos do Grupo Raízes nos anos 70 e 80, Élcio subirá ao palco no espetáculo “Vida Consagrada”, ao lado de diversos músicos e agitadores culturais, como Tico Lopes, Tatarana Trio, Karen Nascimento, Marina Sena, Deborah Rosa, Loi Damasceno, Alexandre Zuba, Aroldo Pereira, dentre outros, no dia 21 de maio, no projeto “Tom da Terça”.

Serão onze convidados em interpretação das composições do homenageado como “Estrela”, Caminhos de Minas”, “Blusa de Menina” e “Depre”, em sessão gratuita, às 20h30, no Auditório Cândido Canela. “É uma grande honra. “As homenagens valorizam os criadores de música da nossa região, como estímulo às novas gerações”, comenta Élcio Lucas.

Professor Élcio Lucas (ao centro) com alguns dos convidados para o espetáculo 'Vida Consagrada' (Foto: Silvana Mameluque)
Professor Élcio Lucas (ao centro) com alguns dos convidados para o espetáculo ‘Vida Consagrada’ (Foto: Silvana Mameluque)

TEATRO

No dia 22 de maio, as atividades comemorativas ficam por conta do Projeto Quarta Em/ncena. Às 19h30, haverá a apresentação e mediação do cronograma pela personagem Safroa, do ator Léo Ribeiro. Em seguida, será exibido o videodocumentário “Baixa Funda: o Destino de um Povo” e bate-papo com o seu diretor, Marcello Sannyos.

Para a comunidade conhecer melhor o projeto, haverá, também, a apresentação de um vídeo especial como retrospectiva sobre as 42 edições do Quarta Em/ncena, iniciativa que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

SOBRE – O documentário “Baixa Funda” aborda a vida de Joana Martiliana, descendente de negros e índios, mãe de 11 filhos, que relata suas histórias, anseios, crenças e o cotidiano na lida da vida rural na Comunidade de mesmo nome do documentários, em Urucuia, no Norte de Minas. O diretor lembra que dona Joana é a personagem central e a figura mais emblemática da comunidade. “Por ser a mais velha, esta senhora guarda a sabedoria da vida e a história de seus antecedentes. É ela que transmite oralmente, assim como aprendeu, do seu modo simples, os fatos e causos ocorridos nos tempos passados”.

Marcello Sannyos e dona Joana durante gravação do documentário (Foto: Divulgação)

Após a exibição do documentário, o público terá a oportunidade de fazer intervenções em um bate-papo com o Marcello Sannyus, que é diretor da Companhia de Teatro Grande Sertão e integra o Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais – segmento Teatro. Além de cineasta, ele também é produtor cultural, diretor de teatro e músico.

O evento será encerrado com a participação da coordenadora do Projeto Quarta Em/ncena, professora Solange Sarmento. Ela destaca a importância da comemoração das quatro décadas do Centro Cultural Hermes de Paula. “O Centro Cultural, nestes 40 anos, tem cumprido um papel preponderante para a arte e cultura de nossa cidade, como galeria de artes, espaço de reuniões e encontros culturais, palco de apresentações de espetáculos de dança, teatro, e das artes cênicas em geral. Tem também sido palco de shows musicais de diversos segmentos da música”, destaca.

Solange Sarmento ressalta que o convite para a participação na comemoração dos 40 anos do Centro Cultural representa um reconhecimento à importância do curso de Artes/Teatro da Unimontes no contexto da arte e da cultura em Montes Claros.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025