Cidade de Olhos D’Água recebe a caravana do projeto Unimontes Solidária durante 3 dias (Fotos: Prefeitura)

A prática extensionista, que converte o conhecimento adquirido na Universidade em práticas dirigidas às demandas da comunidade em geral, mudará a rotina de Olhos D’água. O município de 6,1 mil habitantes, no Norte de Minas, receberá a primeira edição do projeto Unimontes Solidária no segundo semestre de 2019.

Os trabalhos começam nesta quinta-feira (22/8) e prosseguem até o sábado, com a participação de 27 alunos de diversos cursos ministrados no campus-sede. A Unimontes conta, ainda, com parceiros da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit), Prefeitura e da Polícia Militar, com o apoio da DiQuali Odontologia. Na programação, uma série de atividades nas áreas de esporte, lazer, saúde, educação, tecnologia e políticas sociais.

A programação será aberta às 13 horas, na quinta-feira, com o atendimento dos alunos da Escola Municipal Paulo Vieira Souto, com oficinas temáticas de “Educação em Saúde” de orientação sobre higiene pessoal e alimentação saudável, esporte, lazer, recreação, cuidados e prevenções sobre o uso da internet.

Potencial turístico da cidade será tema de campanhas e oficinas

Outro destaque está nas oficinas sobre preservação ambiental, uma vez que o município de Olhos D’Água tem uma série de cachoeiras, lagoas, rios e sítios arqueológicos. Para a população da terceira idade, as atividades começam às 19 horas, com atendimento dos integrantes do Grupo “Melhor Idade”, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com oficinas sobre saúde, direitos e deveres embutidos no Estatuto do Idoso.

No segundo dia do Unimontes Solidária, o atendimento será logo pela manhã, às 7 horas, com uma ação dirigida aos produtores rurais e feirantes. A concentração será na Praça de Sant’Anna, com atividades multidisciplinares e oficina de robótica – até 11h30.

Na Escola Estadual Sebastião Vieira Dias, às 8 horas, os alunos participarão do projeto “Cinema Comentado”, com a exibição do curta-metragem “O diálogo do Crack”, que narra situações de vulnerabilidade a partir do envolvimento de jovens com as drogas. A Polícia Militar será parceira na ação. À tarde, a partir de 13 horas, na mesma escola, os acadêmicos da Unimontes ministram palestras sobre educação em saúde: orientações sobre os riscos das DST’s, métodos contraceptivos e orientações sobre o início da vida sexual, oficina sobre “cyberbullying” e “fake news”, atividades de lazer, esportes e recreação; oficina de robótica e nova sessão do cinema comentado para os alunos do turno vespertino.

A programação do dia termina com a festa beneficente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O incentivo às atividades físicas para crianças, jovens, adultos e idosos será a tônica na programação do último dia. Às 7 horas, a comunidade poderá participar do passeio ciclístico e caminhada ecológica no percurso entre a cidade a Cachoeira Labatu. No local, haverá um mutirão de coleta de lixo, com atividades lúdicas sobre o meio ambiente, e gincana esportiva.

A partir das 20 horas, momento cultural da caravana “Unimontes Solidária”, com a “Noite Cultural”: apresentação da Banda Volts e de acadêmicos da Unimontes, além de talentos locais.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025