Doze projetos elaborados por professores/pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros foram aprovados para financiamento no edital 1/2017 de Demanda Universal, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Os recursos são da ordem de R$ 419.365,17 e contemplam propostas de pesquisa de cursos de graduação e de mestrado e doutorado da Unimontes das áreas vinculadas à Saúde, Zootecnia, Geografia, Administração, Agricultura, Ciências Exatas, Cultura, Biologia e Cartografia.

O valor corresponde a 33,4% a mais em relação aos recursos aprovados para a Unimontes no edital de Demanda Universal do ano anterior, em igual número de projetos selecionados.

Das 2,2 mil propostas apresentadas de instituições públicas e privadas sediadas em Minas Gerais, 692 foram aprovadas para contratação, com investimentos da ordem de R$ 25,7 milhões do Governo do Estado. No total, foram apresentadas 68 propostas de pesquisa de autoria da Unimontes. Além das 11 selecionadas, outras 27 consideradas de “Prioridade 2”, mas que não puderam ser financiadas diante do limite disponível.

Conforme a natureza do edital, o orçamento para cada projeto é de, no máximo, R$ 60 mil.

Confira

APROVADOS – Os projetos da Unimontes contemplados – e os respectivos valores – são os seguintes: “Alimentação de Vacas F1 Holandesa/Zebu em Lactação sob Diferentes Níveis de Oferta”, do professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior (R$ 49.108,29); “Monitoramento Clínico e Eletrocardiográfico durante a Gravidez: Estudo da Dispersão da Repolarização Ventricular e Fatores Associados em Mulheres Diabéticas e Saudáveis”, do professor Marcelo Perim Baldo (R$ 35.301); “Mapeamento das Empresas Atuantes em Comércio Exterior e suas Práticas Internacionais no Norte de Minas: Uma Análise sobre Alianças e Funções Táticoestratégicas no Processo de Exportação/Importação”, da professora Simone Gelmini Araújo (R$ 47.226,06).

E ainda: “Logística de Transportes, Comércio Internacional e Exportações de Mercadorias no Estado de Minas Gerais”, do professor Luiz Andrei Gonçalves Pereira (R$ 26.985); “Comportamento Fenológico e Produtivo de Cacaueiro Irrigado e Cultivado a Pleno Sol No Semiárido Mineiro”, do professor Victor Martins Maia (R$ 46.137); e “”Comportamento Ingestivo, Consumo de Nutrientes, Parâmetros Ruminais e Hematológicos de Ovinos Alimentados com Algodão-De-Seda”, do professor Dorismar David Alves (R$ 6.552).

Também foram aprovadas as propostas “”Conservação Pós-Colheita e Caracterização Física e Química dos Frutos do Semiárido Mineiro”, da professora Gisele Polete Mizobutsi (R$ 16.065,02); “Estudantes On-line: Uso e Dependência de Internet”, da professora Marise Fagundes Silveira (R$ 42.295,89); “”Saberes e tradições alimentares no Médio São Francisco-MG”, da professora Ana Paula Glinfskoi Thé (R$ 40.430,88); “Matriciamento em Saúde do Idoso na Atenção Primária em Saúde de Montes Claros”, do professor Antônio Prates Caldeira (R$ 32.917,50); “Plantas do Cerrado com Potencial Acaricida”, da professora Viviane de Oliveira Vasconcelos (R$ 36.391,95); e “Uma Cartografia Social nas Comunidades Limítrofes da Terra Indígena Xakriabá no Norte de Minas Gerais”, do professor Cássio Alexandre da Silva (R$ 39.954,60).