A integração com a comunidade na discussão de temas associados à realidade física, cultural, social, educacional e ambiental, sob o ponto de vista acadêmico. Esta tem sido a tônica do XI Encontro Regional de Geografia, promoção da Universidade Estadual de Montes Claros. Em sua 11ª edição, o evento bianual tem como tema “Globalização: Desafios Socioambientais e Educacionais”, com programação até esta sexta-feira (25/8).

Além de acadêmicos dos cursos de Geografia ministrados no campus-sede e no campus de Pirapora, o Encontro reúne mestrandos, professores da educação básica, bolsistas e coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – com abrangência também aos cursos afins, como História, Filosofia e Ciências Sociais, além de mestrandos em Desenvolvimento Social.

Na programação mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos, além de exposição de projetos, trabalho de campo e palestras, como na abertura do evento, em abordagem do tema central com a professora Letícia Carolina Teixeira Pádua, mestre em Tratamento da Informação Especial e doutora em Ciências e Geografia Física (USP), atualmente docente da UFVJM, em Diamantina.

Sob a ótica da Geografia Humanista, ela ressaltou que a globalização afeta moradores de todos os lugares e diferentes camadas sociais e econômicas. “A Geografia Humanista é parte fundamental do ser do homem. O que todo mundo tem em comum como gente é praticar a Geografia: do simples deslocamento até a interação com o espaço, atitudes e valores e como se organizam em seu espaço”, disse.

O ERG é promovido a cada dois anos, desde 1988, sob organização do Departamento de Geociências da Unimontes, Coordenação Didática, acadêmicos e mestrandos em Geografia, além do apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Departamentos de Filosofia, de Educação de Estágios e Práticas Escolares.