A Universidade Estadual de Montes Claros promoverá nestes dias 23 (sexta) e 24 (sábado), o III Encontro da Universidade Aberta do Brasil como parte da programação do 5º Fórum de Ensino Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg). Além de palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos de iniciação científica dos alunos de licenciatura, entre as atividades oficiais será divulgado o resultado 1º Concurso Cultural de Vídeo – “UAB na Minha Vida”, criado como forma de divulgar a importância da educação a distância oferecida pela Unimontes em cinco regiões de Minas Gerais.

A promoção é do Centro de Ensino a Distância da Unimontes (CEAD), com a proposta de reunir na quadra 1, do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, os professores, tutores e alunos que atuam diretamente nos polos que a UAB/Unimontes possui no Estado.

A palestra “Inovação e Propriedade Intelectual”, com o professor Rubém Dario Sinisterra Millan, presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – Fortec –, dará início à programação do III Fórum da UAB/Unimontes, ainda na sexta-feira (23), às 19h30. Também no primeiro dia, das 8 às 21 horas, inscrições e entrega dos materiais do 5º Fepeg, e show com a banda Mar de Minas (17h30 às 19h30).

A solenidade oficial de abertura acontecerá no sábado, às 8 horas, seguida da palestra “Educação a Distância”, com o coordenador geral de Articulação Acadêmica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Às 10 horas, premiação do concurso cultural de vídeo; 10h30, desempenho teatral com o grupo “Imprevisto”; 13h30 às 17h30 – oficinas práticas (quadra 1 e prédios 6 e 7). 17 às 18 horas – apresentação de trabalhos científicos; 19 horas – encerramento com show dos Doutores do Forró.

CURSOS E POLOS

Pela Universidade Aberta do Brasil, são oferecidos pela Unimontes os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia. Os polos atendem aos municípios de Almenara, Pedra Azul e Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha), Buritizeiro, Cristália, Francisco Sá, Januária, Janaúba, São João da Ponte e Urucuia (Norte de Minas), Carlos Chagas (Vale do Mucuri), Mantena (Leste), Pompéu e Lagoa Santa (Centro).

Juntos, esses polos da UAB/Unimontes reúnem 2,5 mil pessoas entre professores, tutores e alunos.

VÍDEOS – Sobre o concurso cultural “UAB na Minha Vida” concorrem vídeos amadores produzidos pelos alunos do programa, cuja escolha será realizada por meio da votação on line professores, alunos e tutores no estande que será montado durante o 5º Fepeg. A premiação é de R$ 300,00 para o primeiro colocado.