Os mestrados institucionais em Biotecnologia e Letras/Estudos Literários, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), têm a qualidade reconhecida na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Passaram do conceito 3 para o 4 e o bom desempenho abriu a perspectiva para a criação de doutorados nas duas áreas.

O programas de pós-graduação em Stricto sensu na área de Cuidados Primários em Saúde, que já possuía o conceito 4 e teve a nota renovada, também trabalha com a possibilidade de encaminhamento do pleito à Capes para dar início ao processo de implantação do respectivo doutorado institucional.

Ainda conforme a Capes/MEC, de 16 programas de Pós-graduação Stricto sensu da Universidade que foram avaliados, sete alcançaram notas acima de 4, considerados bons e muitos bons. O programa da área de Ciências da Saúde foi o melhor avaliado, com conceito 6, de “Excelência Nacional e Internacional”.

LETRAS

Na avaliação da Capes/MEC, o Mestrado em Letras/Estudos Literários teve a sua qualidade destacada, mudando o conceito 3 para o 4. Implantado em 2010 pela Unimontes, o programa passou por processo de reformulação com o aumento da produção científica e da publicação de artigos por parte de professores e alunos, por intermédio da interação com outras instituições de ensino superior, inclusive do exterior (França, Portugal, Estados Unidos).

Coordenado pelo professor Osmar Pereira Oliva, o programa visa fomentar a pesquisa com autores nacionais, estudar as relações da Literatura Brasileira com literaturas de outras nacionalidades e enfatizar os estudos sobre autores e obras de Minas Gerais. A partir dessas concepções de pesquisa, o curso atua na formação de “pesquisadores e professores especializados em Literatura Brasileira, aptos a desenvolver projetos de investigação científica e acadêmica nessa área de conhecimento”.

“Esse conceito significa o reconhecimento dos avanços e a consolidação do mestrado em Letras /Estudos Literários, com vistas à criação do curso de doutorado”, atesta o coordenador Osmar Oliva.

Implantado em 2010, o mestrado em Letras/Estudos Literários já teve 108 defesas de dissertações e atualmente conta com 31 alunos regularmente matriculados.

BIOTECNOLOGIA

O mestrado profissional em Biotecnologia da Unimontes foi iniciado no segundo semestre de 2011 e, atualmente, conta com 44 alunos. Até agora, o programa já teve 67 dissertações defendidas. O mestrado tem duração de dois anos, com o ingresso de 20 alunos por ano.

“O resultado obtido na avaliação da Capes/MEC foi altamente positivo. Significa que nossas produções científicas estão melhorando e que os trabalhos produzidos nas dissertações dos nossos alunos estão muito bons. A quantidade de patentes obtidas a partir do programa também aumentou”, afirma a professora Vanessa de Andrade Royo, do mestrado em Biotecnologia. “Foi um ganho muito significativo para o programa e para a universidade”, completa.

Ela informa que, a partir da boa avaliação, a Unimontes já trabalha na elaboração da proposta do doutorado profissional em Biotecnologia, a ser encaminhada à Capes/MEC. Vanessa Royo coordenou o mestrado profissional em Biotecnologia até agosto de 2017. O novo coordenador é o professor Afrânio Farias Melo Júnior, também destaca a importância do novo conceito dado pelo Ministério. “O resultado da avaliação traz uma nova perspectiva e desperta mais interesse para o curso de pós-graduação, mostrando a boa qualidade dos profissionais que estão sendo capacitados para a sociedade”, salienta o professora Afrânio.

Ele lembra que o mestrado profissional em Biotecnologia tem uma característica diferenciada por ser desenvolvido em parceria com empresas. “A expectativa é que, a partir do bom desempenho, venha aumentar o interesse das indústrias pelo programa”, acredita o novo coordenador.