Conscientização, combate e prevenção. Estes são os objetivos traçados pela Diretoria de Gestão de Campi, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para mobilizar a comunidade acadêmica na eliminação permanente dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. As medidas combativas foram intensificadas nos últimos dias, com a parceria estratégica do Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Montes Claros.

O trabalho vai além da presença do carro fumacê em diversos pontos do campus-sede para a aplicação do inseticida de combate ao Aedes. “As visitas são periódicas, dentro de um cronograma que atenda os espaços instalados no campus-sede”, explica o diretor de Gestão de Campi, Humberto Velloso Reis.

Como o campus-sede funciona em uma área extensa e com diversidade em suas edificações, as ações incluem, também, o trabalho de poda das árvores, capina, recolhimento de folhas e galhos secos, e ainda, a retirada de entulhos. “Paralelamente, a equipe do setor de manutenção faz a verificação de pontos potencialmente vulneráveis, como telhados, lajes e calhas, como forma de detectar e eliminação o quanto antes qualquer foco de água parada”, acrescenta.

DEMAIS UNIDADES

Fumace campusSobre a campanha junto à comunidade acadêmica, a Diretoria de Gestão de Campi, que é vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, observa, ainda, a necessidade de efetivar – tanto no campus-sede como nas demais unidades da Universidade – uma campanha interna de conscientização, com pontos físicos e nas redes sociais.

“A responsabilidade é de todos. Quanto mais parceiros, melhor e mais eficientes seremos nesta luta. Confiamos na indispensável participação dos acadêmicos, professores e servidores”, finalizou o diretor.