O processo de elaboração do novo estatuto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) terá continuidade em 2018. Conforme o cronograma geral, estabelecido pela Comissão Estatuinte e aprovado na última sessão plenária do Conselho Universitário (Consu) em 2017, até o dia 23 de fevereiro deverão ser encaminhadas as propostas “Universidade e seus Fins”, “Estrutura Administrativa e Acadêmica” e “Organização das Atividades da Universidade”.
Haverá, ainda, o processo eleitoral dos delegados estatuintes. Ainda de acordo com o cronograma, a previsão de encerramento dos trabalhos das subcomissões setoriais.
O congresso estatuinte terá início em 7 de maio, se estendendo até 11/5. Os trabalhos da Comissão Geral Estatuinte serão encerrados em 25 de maio, mesma data programada para envio das propostas do novo estatuto ao Conselho Universitário.
SAIBA MAIS
O processo está organizado por meio de instâncias distribuídas em Comissão Geral, Unidades Estatuintes, Comissões Setoriais e Congresso Estatuinte.
Desde o início de 2017, uma comissão formada por 15 integrantes (professores, alunos e servidores técnico-administrativos) propõe discussões com várias temáticas para o novo estatuto, que regulamenta e organiza a estrutura e funcionamento da Unimontes.
Além dos critérios democráticos que envolvem a comunidade acadêmica (professores, alunos e servidores),o processo é aberto à Sociedade Civil, que pode encaminhar proposições e sugestões à Comissão Geral de Estatuinte, que representa todos os segmentos da Instituição.