Em aula inaugural ministrada pelo governador Antonio Anastasia, será lançado oficialmente nesta sexta-feira (15), o projeto “Universitário Cidadão” – Fase I –, do Governo de Minas. A solenidade acontecerá no auditório do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, às 10h45, com a participação de secretários de Estado, do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e demais dirigentes, acadêmicos e professores das instituições de ensino superior do Norte de Minas que participam da iniciativa.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das parceiras do “Universitário Cidadão”, que tem como objetivo implementar as atividades extracurriculares e práticas de ensino para a redução das desigualdades sociais. O projeto, que prioriza o atendimento às cidades com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda abaixo da média do restante do Estado, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), através do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), juntamente com a assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria.

“Em uma iniciativa louvável do Governo de Minas, a Unimontes participa, mais uma vez, da inclusão social através da aplicação do conhecimento”, destaca o reitor João Canela.

CRONOGRAMA

Entre os dias 16 e 30 de julho, 21 acadêmicos entre o 4º e o 8º período dos cursos de Educação Física da Unimontes – Licenciatura e Bacharelado – do campus-sede, orientados por três professores, atuarão em seis municípios do Norte de Minas, em ações de incentivo às atividades esportivas.

A equipe será dividida em três grupos de sete alunos e um professor (cada), com atendimento simultâneo aos roteiros de Bonito de Minas/Pedras de Maria da Cruz (Rota 1), Mamonas/Montezuma (Rota 2) e Virgem da Lapa/Rubelita (Rota 3). A programação estabelece clínicas de arbitragem, aplicação de regras e fundamentos das modalidades esportivas, escolinhas de iniciação e ruas de lazer, com atenção direta à população juvenil.

“As ações serão desenvolvidas durante sete dias em cada cidade de cada rota estabelecida pela Sedvan em comum acordo com a equipe da Unimontes”, observa a pró-reitora de Extensão da Unimontes, Marina Ribeiro Queiroz.

Nesta fase, a partir da aula magna do governador Antonio Anastasia, os acadêmicos serão capacitados para atuarem nos municípios relacionados. “A equipe para cada rota será composta por sete acadêmicos e um professor, que permanecerão por sete dias em cada município”, explica o coordenador de Apoio ao Estudante da Unimontes, professor Gilson José Fróes. Na rota 1, por exemplo, os acadêmicos permanecerão entre os dias 16 e 23 em Bonito de Minas e, nos dias 24 a 30 de julho, atenderão aos habitantes de Pedras de Maria da Cruz.