Foi divulgada a relação das obras literárias indicadas para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior(PAES/2017), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A lista contempla os temas infância (primeira etapa), retratos da mulher (segunda etapa) e narrativa curta – crônicas e contos – na terceira etapa.

Além de romances e poemas, há indicação de músicas, filmes e de obras de artes de grandes pintores: os brasileiros Cândido Portinari e Augusto Di Cavalcanti e o italiano Sandro Botticelli.

As inscrições para o PAES/2017 pelo sistema universal serão recebidas no período de 5 de junho a 14 de agosto e as provas estão previstas para 19 de novembro. Serão preenchidas 725 vagas em 64 cursos de graduação oferecidos no campus-sede e nos demais campi e polos da Unimontes. Concorrerão somente os inscritos na terceira etapa. Conforme legislação estadual, a Unimontes reserva 45% das vagas do PAES para o sistema de cotas: 20% para egressos de escolas públicas e 20% para afrodescendentes – comprovadamente carentes – e 5% para pessoas com deficiência/indígenas.

OBRAS

Conforme a Comissão Especial de Processos Seletivos (Ceps) da Unimontes, os livros indicados para a primeira etapa do PAES/2017 contemplam o tema da infância, em diferentes épocas, registros e linguagens. “O objetivo é permitir que o leitor, de posse das diferentes representações, possa comparar e relacionar as muitas formas como a arte registra uma das fases mais emblemáticas da vida humana”.

Acesse

As obras literárias da 1ª etapa do vestibular seriado da Unimontes/2017 são: o romance “O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos; e os poemas “Meus Oito anos”, de Casimiro de Abreu; “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Minha infância”, de Cora Coralina. Também foram indicadas a música “Meu Guri”, de Chico Buarque de Holanda; a tela “Meninos Soltando Pipas”, de Cândido Portinari; e o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles.

A segunda etapa privilegia os retratos de mulher, “que vão se alterando, de acordo com a época e com o artista”. Nesta fase, destaca a CEPS/Unimontes, “também se requisita do leitor capacidade de ler diferentes registros semióticos: palavra, música, cinema e tela apresentam diferentes mulheres, que compõem desde o tipo romântico, idealizado, até o viés crítico e problematizado, da atualidade”.

As obras indicadas para a segunda etapa são: o romance “A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo; e os contos “A mulher de Preto e uma Senhora”, de Machado de Assis; e as músicas “Beatriz” e “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque de Holanda; e as telas “Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli; e “Nascimento de Vênus”, de Di Cavalcanti. Também foi indicado o filme “Inocência”, adaptação de Visconde de Taunay.

A terceira etapa abre espaço para a narrativa curta, as crônicas e os contos, especialmente a de escritores contemporâneos. Também se abre a possibilidade de ler comparativamente um filme, da contemporaneidade. Conforme a Comissão Especial de Processos Seletivos, as obras desta etapa refletem o objeto literário frente às requisições do mundo hoje.

São indicados para a terceira etapa os livros de contos “Tremor de Terra”, de Luís Vilela; e “A casa da Palavra”, de Marina Colasanti e os livros de crônicas “Ler-se (r)” e “O melhor da Crônica Brasileira”, do autor regional Márcio Adriano Moraes. Ainda para a terceira etapa do PAES/2017 foi indicado o filme “O Carteiro e o Poeta”.