O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, iniciou nesta semana, com a participação de 60 pessoas, os trabalhos dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais. A solenidade de abertura, realizada na terça (11/03), reuniu os profissionais que se especializarão nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Ortopedia e Traumatologia e Geriatria.

No mesmo dia, foi aberta a Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família para profissionais de Enfermagem, Odontologia e Psicologia.

“A Unimontes tem cumprido um papel extraordinário no Norte de Minas Gerais, como uma instituição indispensável para o desenvolvimento da região. As residências em saúde demonstram este compromisso, com a formação de profissionais de qualidade”, pontuou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que presidiu a solenidade.

Também participou da solenidade o superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), professor Divino Urias Mendonça, e o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), professor Carlos Alberto Rodrigues Quintão.

Residentes

Como representante dos residentes multiprofissionais, a enfermeira Sandra Alexandra Bezerra ressaltou que “a prática oferecida nas residências pelo Hospital Universitário é de extrema importância para o desenvolvimento profissional”.

Opinião compartilhada pelo médico Thiago Henrique Xavier Guimarães, que falou em nome dos residentes médicos. “O HUCF oferece completa estrutura nesse momento de aprimoramento. Em um ano de residência, já somos capazes de sentir a diferença com a melhora de nossa postura, na vida profissional e na pessoal”.

Ingresso

Os processos seletivos para as Residências Médicas foram realizados em novembro de 2013, em parceria do Hospital e da Universidade com a Associação de Apoio à Residência Médica do Estado de Minas Gerais (Aremg). Já em fevereiro último, aconteceu a seleção para a Residência Multiprofissional pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec) da Unimontes.

Todos os residentes foram contemplados com bolsas do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência) para médicos – com exceção da Residência de Anestesiologia – e do Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, voltado para as áreas de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia