Com projeção de reunir pelo menos 50 instrumentistas, quatro vezes mais participantes em relação ao primeiro evento, a Universidade Estadual de Montes Claros será uma das parceiras na realização do “II Bateras na Praça”. O encontro será na próxima sexta-feira (19/8), de 18 às 20 horas, na Praça Doutor Carlos Versiani, no centro comercial da cidade. Além dos bateristas locais, participam instrumentistas de Bocaiúva, Brasília de Minas, Belo Horizonte e Pirapora.

A promoção envolve, além da Unimontes, as Secretarias Municipais de Cultura, de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, com o apoio da Polícia Militar e da MC Trans. Mesmo sendo um evento paralelo e independente, o “II Bateras na Praça” vai coincidir com a realização das tradicionais festas de agosto em Montes Claros.

O repertório está definido. Além do funk e do soul americano, com trabalhos de nomes como James Brown e outros músicos que fizeram parte da histórica gravadora norte-americana Motown, haverá, ainda, apresentações inspiradas no rock e no samba.

“Este novo encontro seguirá a tendência do primeiro, ao propiciar um ambiente para a troca de experiências e de idéias, além de divulgar a bateria como instrumento e a sua inserção nos vários ritmos da música”, analisa o coordenador e idealizador o Bateras na Praça, professor Marco Neves, do projeto Bioeducar, da Unimontes.

Outra proposta, segundo ele, está na possibilidade de divulgação dos trabalhos dos bateristas participantes, entre profissionais propriamente ditos, estudiosos, professores e amadores que têm afinidade com o instrumento.

Ao final do encontro, será divulgada a terceira edição do evento, provavelmente em setembro, já com mais uma projeção: criar uma escolinha pública para crianças e jovens ainda sem oportunidade de contato com o instrumento. Também são parceiros a JR Web Sites, LA Equipamentos Musicais, Reis Musicais e Guarda Municipal.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia