Divulgado o relatório de atividades da 17ª edição do projeto Unimontes Solidária, desenvolvido entre janeiro e a primeira semana de fevereiro em dois municípios do Norte de Minas. Nesse período, os 80 acadêmicos de diversos cursos atenderam 12.184 pessoas do perímetro urbano e da zona rural de Coração de Jesus (7.102) e de Cristália (5.082). As prefeituras locais e o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, através da Regional de Montes Claros, foram parceiros da iniciativa.

Implantado há 10 anos, o projeto é realizado, em média, duas vezes a cada ano durante o recesso escolar. Os estudantes aproveitam o período de férias para atuar como voluntários em ações relacionadas aos seus próprios cursos, com o atendimento da comunidade em geral. Nesses dois municípios, as atividades foram coordenadas pelos professores Gilson José Fróes e Marcelo Resende, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante, (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão.

CRISTÁLIA

A comunidade de Cristália foi atendida entre 26 de janeiro e 4 de fevereiro, através de parceria da Unimontes com a Prefeitura. As atividades foram concentradas na Escola Municipal Carolina Ursini, mas também com visitas às comunidades rurais de Piedade, Bateeiro, Santa Cruz, Paiol, Cabra, Boa Vista e Barreiro.

Técnica de alimentos

Oficinas sobre técnicas culinárias também fizeram parte do projeto

O 5.082 beneficiados tiveram acesso a serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, oficinas lúdicas e pedagógicas, show musicais, palestras orientacionais sobre hipertensão, diabetes, obesidade, gravidez na adolescência, risco da dengue e DSTs. No mesmo período, aconteceu, ainda, uma Colônia de Férias com a participação de 140 crianças.

O projeto ofereceu, também, informações sobre o acesso aos serviços jurídicos e previdenciários e atividades culturais e musicais com os artistas Samir Ribeiro, Talita Gomes e Luciano Pacco. O professor José Maria Alves Cardoso, coordenador do projeto “Finanças na Ponta do Lápis”, proferiu uma palestra aos pequenos empreendedores do município e a psicóloga Vanucci Campos, da Santa Casa de Montes Claros, ministrou quatro minicursos para os servidores municipais sobre “Humanização na Saúde”, “Gestão de Atendimento como Foco de Resultados”, “Desenvolvimento de Líderes” e “Motivação”.

CORAÇÃO DE JESUS

Da mesma forma, na primeira fase dessa edição, desenvolvida no município de Coração de Jesus, entre os dias 8 e 20 de janeiro, as atividades multidisciplinares aconteceram no CAIC do bairro Renascença, um dos mais populosos na cidade. Naquele município, o destaque ficou para as 1,5 mil visitas a residências, com prioridade para o atendimento e orientação aos idosos.

O roteiro incluiu os bairros Aeroporto, Buritis, Bom Jesus, Diamante I e Diamante II e os distritos rurais de São Joaquim, Lapinha, Brejinho e Ponte dos Ciganos. Os alunos dos cursos técnicos e profissionalizantes do ProJovem Trabalhador reforçaram o voluntariado com a oferta de serviços à população: corte de cabelo, penteados e maquiagem.

O foco do projeto é atender municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha com IDH ainda abaixo da média estadual, de forma a contribuir para a redução dos problemas sociais. No ano passado, em quatro municípios, a Unimontes atendeu 19.415 pessoas. Nos dez anos de existência do projeto, são mais de 151 mil cidadãos beneficiados pela Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia