Foi divulgada nesta terça-feira (31/10), a programação oficial do 11º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, principal evento acadêmico da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As atividades acontecerão entre os dias 8 e 11 de novembro, no campus-sede, entre palestras, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, além de seminários e encontros.

O tema central neste ano é “Universidade, Sociedade e Políticas Públicas”. A abertura oficial do evento será no dia 8/11, às 19 horas, com a palestra “Avaliação da Lei de Cotas”, com a professora doutora Ana Paula Karruz, do Departamento de Ciência Política, da UFMG.

Conforme a comissão científica, o Fepeg recebeu 3.731 inscrições de acadêmicos, professores e pesquisadores de instituições mineiras e de outros estados. São 2.319 trabalhos inscritos para submissão nas áreas de pesquisa, ensino e extensão e as produções selecionadas serão apresentadas nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no formato de pôsteres, na quadra 2 do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”.

Veja

Há, ainda, 95 minicursos e 31 oficinas, que foram submetidos pela comissão organizadora e serão oferecidos mediante a formação de turmas. A apresentação oral de trabalhos relacionados ao PIBID acontecerá no dia 10/11, às 8 horas, no prédio 2, do campus-sede.

EVENTOS PARALELOS

Dentro do Fepeg, serão realizados paralelamente pelo menos quatro eventos acadêmicos: “III Encontro dos Editores de Periódicos”, organizado pela Editora Unimontes (dia 8/11); “Seminário Ludens 10 anos”, promoção do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer, do curso de Educação Física da Unimontes (9/11, no auditório do Centro de Educação a Distância); Seminário de Metodologias para as Práticas de Extensão – “Encontro das Empresas Juniores” e o “Encontro de Ligas Acadêmicas”, ambos organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (10/11).

Outros temas serão abordados em palestras e encontros como: “Marco Legal da Biodiversidade”, “Racismo e Racismo Institucional”, “A Matemática em Tudo”, “Problematizando a Política Pública”, “Produção do Conhecimento e o Papel da Universidade na Difusão do Saber”, “Iniciação Científica, Dificuldades e o Mercado de Trabalho”, e os “Direitos Humanos e Agrotóxicos: debate sobre o papel da Universidade”.

11º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão
Fepeg – “Universidade, Sociedade e Políticas Públicas”
Período: 8 a 11 de novembro
Inscritos: 3,7 mil participantes