Maior evento acadêmico da Universidade Estadual de Montes Claros, o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestãocompleta uma década em 2016. Com o tema “Responsabilidade Social: Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária”, a 10ª edição terá início na próxima quarta-feira (14/12), com 3,5 mil inscritos para quatro dias de atividades.

Até 17 de dezembro, serão realizados 77 minicursos e oficinas, além de palestras, salas temáticas, lançamento de livros, apresentações musicais, mostras feiras científicas, com estandes abertos à visitação do público em geral. Conforme a comissão científica do Fepeg, estão inscritos 2.798 trabalhos científicos, entre resumos expandidos e resumos simples, para apresentação coletiva na forma de pôsteres (nas linhas de pesquisa, ensino e extensão).

Doutora em Desenvolvimento Sustentável, a professora Lucimar Batista de Almeida, analista de Ciência & Tecnologia e com experiência na coordenação em Programas Acadêmicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ministrará a palestra de abertura sobre o tema central do evento, na quarta-feira, às 19 horas, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”.

RELEVNCIA

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, salienta que o Fepeg é de grande relevância no contexto educacional por proporcionar aos professores, pesquisadores e acadêmicos a prestação de contas à comunidade das ações e projetos desenvolvidos pela instituição, que resultam em benefícios diretos para a sociedade. “O Fepeg é um evento de importância ímpar, por ser uma oportunidade para que a Universidade apresente os seus avanços extraordinários nas áreas do ensino, gestão, extensão e da pesquisa”, pontua o reitor.

Veja

Durante o Fórum, serão realizados vários eventos paralelos, entre os quais: I Seminário do Centenário do Futebol de Montes Claros, Seminário Medicina Mostra Ciência, Seminário sobre Práticas de Extensão, Mostra de Iniciação Científica, VI Seminário de Incentivo à Docência e o V Seminário Institucional PIBID, o II Encontro de Editores Científicos da Unimontes e Debate sobre a proposta de implantação do curso de Psicologia/Unimontes.

Para acompanhar as palestras, minicursos, oficinas, salas temáticas e estandes, as inscrições podem ser feitas até 14 de dezembro. O credenciamento terá início às 8 horas.

Presidente do Fepeg, o professor Paulo Eduardo Gomes de Barros é pró-reitor adjunto de Extensão e destaca a amplitude que o Fórum tem, ao abordar todas as temáticas discutidas no ambiente acadêmico. Outro ponto, segundo ele, está no alcance do evento, com o envolvimento de acadêmicos, professores e pesquisadores de outras instituições de ensino, de agências de fomento e da educação básica.