O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Unimontes realizou no início da tarde desta segunda-feira (23/3), no auditório do prédio 3 (campus-sede), a aula inaugural para as atividades do primeiro semestre letivo. Destaque para a apresentação dos seis alunos que formam a primeira turma do doutorado institucional na área – recomendado pela Capes ao final de 2014. Também foram nominados os 20 alunos da 11ª turma do mestrado em Desenvolvimento Social.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, presidiu a solenidade, que contou com a presença de pró-reitores e professores e alunos dos programas de pós-graduação que a Universidade possui. O professor Casimiro Marques Balsa, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), participou do evento como convidado.

“Ao transpor os desafios cotidianos de estrutura e logística, comuns a uma instituição que busca se consolidar a cada dia, a pós-graduação Stricto sensu revela as potências da Unimontes na educação, pesquisa e na inovação tecnológica e que resultam em melhorias para a graduação”, disse o reitor.

Coordenadora do PPGDS, a professora Luciene Rodrigues fez a abertura dos trabalhos e, em nome do corpo docente, deu as boas vindas aos novos alunos e enalteceu o legado dos 10 primeiros anos de funcionamento do programa, cujos resultados foram reconhecidos no conceito 4 na avaliação da Capes (MEC). “Abrimos a segunda década de trabalho com a certeza de que contribuímos para o fortalecimento da comunidade científica e pedagógica da Unimontes, com dedicação extrema às causas da educação”, pontuou a professora.

DSaulainaugural1 destaqueNos primeiros dez anos de funcionamento, o mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes registrou a defesa de 171 dissertações no período; outras 20 estão em andamento. “Agora, abrimos os trabalhos do terceiro doutorado institucional da Unimontes, sendo o primeiro a ser implantado na área das Ciências Sociais e Humanas nas regiões do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Manteremos o discurso coerente, com ideias e práticas; os desafios agora se renovam”, acrescentou a coordenadora.

Pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, o professor Hercílio Martelli Júnior informou que, atualmente, a Unimontes possui 551 alunos em seus mestrados e doutorados institucionais. E em dez anos de oferta de cursos próprios na pós-graduação Stricto sensu já foram defendidas mais de 770 dissertações. “Em meio aos obstáculos e restrições, a perspectiva é de ampliar este número com novos mestrados e doutorados profissionais ou em rede ou com a coordenação unificada entre os departamentos da Unimontes”.

Por fim, o professor Hercílio lembrou que a Unimontes aparece entre as 11 instituições de ensino superior de Minas Gerais (entre federais, estaduais, particulares e municipais) com o maior número de cursos de pós-graduação Stricto sensu. Outra informação do pró-reitor destaca o fato de a Unimontes, entre 2011 e 2014, ter sido a instituição com o maior repasse de recursos provenientes do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). No total, a Universidade recebeu R$ 9 milhões em investimentos para a formação profissional de docentes.