“Meus dois filhos formados pela Unimontes e preparados para enfrentar o mercado de trabalho. A Universidade formou e nós, os pais, ensinamos os caminhos da responsabilidade. Este momento não é só de felicidade, mas também de orgulho”. O depoimento emocionado é do militar reformado Vítor Alves, que ao lado da esposa prestigiou a solenidade de outorga de grau dos filhos Vítor Giovani Alves, graduado em Sistemas de Informação, e Daniele Lorrany Alves, graduada em Ciências Econômicas.

A mesma sensação foi observada no grupo de amigos e de familiares do recém diplomado em Educação Física (bacharelado), Charles Eduardo Sena da Silva. O jovem se viu obrigado a interromper o curso por um ano e meio depois de diagnosticado com um transtorno de ansiedade. “Ver meus amigos e familiares aqui, me apoiando desta forma, é muito bom. Passei por momentos difíceis, mas venci e celebro esta vitória. Orgulho ter feito este curso na Unimontes que propiciou todas as condições e estrutura para minha formação acadêmica. Agora, vou preparar para uma pós-graduação em Saúde do Idoso”, afirmou.

Luciene Rodrigues placa

As histórias e emoções se confundem entre os 248 formandos de 16 cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizada nessa segunda-feira (2/10), na solenidade de outorga de grau unificada, realizada no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. O reitor, professor João dos Reis Canela, presidiu o evento, com a participação do vice-reitor Antonio Alvimar Souza, pró-reitores e integrantes da gestão superior, além de professores e servidores. A professora do Departamento de Ciências Econômicas, Maria Luciene Rodrigues, foi a patrona geral na solenidade.

Foram graduados alunos dos cursos de Administração, Artes Teatro, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Técnico em Gestão Pública e Sistemas de Informação.

Juramento graduadosPAPEL DA UNIVERSIDADE

“A Unimontes cumpre mais uma vez seu importante papel, que é de contribuir com a formação de diversos profissionais. Que no mercado de trabalho vocês não se esqueçam dos valores e do conhecimento adquiridos na Instituição e também colaborem para mudar a nossa realidade social”, destacou o reitor.

A patrona geral dos graduandos, professora Luciene Rodrigues, recebeu homenagem especial da Unimontes; uma placa de prata das mãos do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, como reconhecimento e agradecimento da Universidade pelos relevantes serviços prestados ao Ensino Superior pela docente.

Em seu discurso, a professora Luciene Rodrigues enfatizou o saber como instrumento de mudança. “De nada adianta o conhecimento técnico-profissional se não for capaz de tocar a alma das pessoas. O conhecimento deve ser útil para transformar, para criar um mundo melhor, um mundo com mais paz e com menos desigualdades. O conhecimento tem que ser útil para mudar situações sociais e pessoais, para tecer relações mais humanas e formar pessoas mais comprometidas com a ética e o bem-viver”.

A homenageada também destacou a atuação dos diversos docentes da Universidade Estadual de Montes Claros. “Vejo a escolha do meu nome como uma forma de honrar a todos os professores/pesquisadores – artesãos no seu ofício, que lutam e labutam diariamente na construção desta Universidade e para que ela possa cumprir sua missão pública”.

Família Alves

Por fim, a professora Luciene Rodrigues enalteceu o orgulho de pertencer ao quadro de docentes da maior Universidadepública da região. “Sou uma incansável servidora. Amo de paixão esta Universidade. Comecei a trabalhar aqui com 22 anos de idade no Departamento de Economia. Vivi a gestação, o parto; o crescimento da Instituição. Em 1988, fui desafiada a buscar qualificação e tornei a primeira mulher doutora, que orgulha de ver atualmente os nossos 350 doutores. Nossa história é parte importante da história da Unimontes”, finalizou.

Confira discurso na íntegra (PDF/Tamanho: 39 KB)

Charles Sena

Charles revelou a superação de um drama pessoal para alcançar a conclusão do curso superior de Educação Física Bacharelado

Durante a solenidade, o reitor João Canela pediu, em respeito, um minuto de silêncio como homenagem póstuma pelo falecimento do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Luiz Carlos Cancellier, ocorrido nessa segunda-feira, em Florianópolis/SC.