Como parte do programa de internacionalização dos mestrados em História e Letras/Estudos Literários da Unimontes, é realizado na Universidade o I Colóquio Internacional História e Literatura. O evento conta também com a parceria do curso de Letras/Espanhol e visa ainda a aproximação entre as duas áreas do conhecimento, que compartilham interesses comuns na pesquisa, dentre elas, as representações do feminino, um dos temas abordados nesta primeira edição. As atividades foram iniciadas nessa segunda-feira (26) e se estendem até a próxima quinta-feira (29/11).

O Colóquio consta de palestras, minicursos e intervenções de teatro, tendo como conferencistas-convidados os professores Armanda Manguito Bouzy (Universidade de Nice-França), Giovanne Levi (Universidade de Veneza – Itália) e Christian Bouzy (Universidade de Clermont Ferr– França). As atividades são direcionadas aos alunos dos cursos de pós-graduação, mas é aberto à participação do público em geral.

A coordenadora geral do evento, professora Cláudia Maia, salientou que o colóquio objetiva promover o intercâmbio internacional entre os programas de mestrado em História e em Letras/Estudos Literários da Unimontes e universidades da Europa. Nesse sentido, adiantou que “a professora Armanda Manguito, da Universidade de Nice, vem mantendo discussões com representantes dos mestrados e da Pró-reitoria de Pós-Graduação com vistas à celebração de convênios de colaboração técnica entre as universidades.

PALESTRAS, MINICURSOS E TEATRO

A programação foi iniciada na tarde dessa segunda-feira (26/11), às 14h, com a conferência “La emblemática en La literatura áurea (Cervantes, Lope de Veja, Calderón de La Barca, Covarrubias)”, ministrada pelo professor Christian Bouzy (França), no auditório do prédio 1 do campus-sede. À noite, foi ministrada a palestra “Potencialidades da Micro-História”, proferida pelo professor Giovanni Levi (Universidade de Veneza-Itália).

Para esta terça-feira (27) estão previstos várias atividades, como a peça teatral “El Matadero”, de Esteban Echeverria, encenada por alunos do curso 7º período do curso de Letras/Espanhol da Unimontes, às 20h, na sala Geraldo Freire, com ingressos a R$ 10. Logo em seguida, apresentações coreografadas do poema “Nada con nada” e da música “Macarena”. Haverá também no mesmo dia a conferência “O exílio como forma de renascimento – Maria Archer, uma anti-salazarista no Brasil”, a ser proferida pela professora Armanda Manguito Bouzy (Universidade de Nice), no auditório do prédio 2 do campus-sede, às 19h30.

Nesta quarta-feira (28/11) serão realizadas mais duas peças teatrais, a partir das 20h, na Sala Geraldo Freire, com ingressos a R$ 10. Inicialmente, será exibida a peça “La Cautiva”, de Estevan Echeverria, tendo no elenco alunos do 7º período de Letras/Espanhol da Unimontes. Em seguida, será apresentada a peça “El Chavo”, de Chaves, também por acadêmicos do curso de Letras/Espanhol.

O minicurso “Da garçone à mulher açaimada: percursos femininos na primeira metade do século XX em França e em Portugal” é ministrado pela professora Armanda Manguito Bouzy (da Universidade de Nice-França) na sala 108 do prédio 2 do campus-sede. As atividades se estendem até o dia 29, de 8h às 11h.