Coletivo Unimontes Cultura e Arte (CUCA) – Integrando Arte, Integrando Projetos. Este é o novo trabalho que a Universidade Estadual de Montes Claros oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral sobre as produções de professores e alunos associadas à música e áreas afins.

Um dos produtos disponíveis é o PodCast, lançado nessa quinta-feira (13/5), que tem o idealizador do CUCA, professor mestre Igor Coimbra como primeiro entrevistado. Também coordenador de Extensão Cultural (Pró-Reitoria de Extensão), ele é o idealizador do CUCA. A produção do PodCast envolve a equipe do Curso de Extensão em Música (CEM/Unimontes).

O bate-papo é conduzido pelo também professor Luciano Cândido, doutor em Ciências da Religião (PUC-SP) e mestre em Execução Musical (UFBA) e que também integra o Departamento de Artes da Unimontes. A edição é do acadêmico do 4º período, Kaik Soares.

CANAL – A transmissão será no canal do Coletivo Unimontes, no YouTube (www.bit.do/coletivo_unimontes), e haverá desdobramentos para outras plataformas e aplicativos, além da possibilidade de adesão à grade da Rádio Universitária 101,1 FM. A cada 15 dias, serão entrevistados os coordenadores dos projetos de arte desenvolvidos na Unimontes e, mais adiante, haverá a interação com os artistas locais e regionais, a partir da produção autoral nas mais diversas áreas. Outra proposta está na possibilidade de parcerias com outros programas do gênero organizados também por Universidades e que deem espaços aos trabalhos autorais.

PRIMEIRO PROGRAMA

No PodCast de abertura, além dos objetivos do CUCA, do CEM/Unimontes e da Coordenadoria de Extensão Cultural (CExC), o professor Igor Coimbra destaca a carreira acadêmica e o seu trabalho de pesquisa sobre as modinhas e as serestas de Montes Claros, entre as principais referências musicais da maior cidade do Norte de Minas.

O tema foi abordado em sua tese de mestrado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele revela que, para identificar o fenômeno local das serestas e modinhas, os conceitos e a análise composicional e histórica, foi realizada uma série de entrevistas com personagens locais, entre intérpretes como Nivaldo Maciel, escritores (Virgílio de Paula) e referências bibliográficas, caso de Godofredo Guedes, Manoel Veiga e Carlos Sandroni.

“A nossa expectativa é para que o PodCast seja, de fato, um suporte para os diversos projetos da Unimontes que alcançam não só a música, mas também as artes visuais, teatro e a dança”, destaca Igor. “Tínhamos a dificuldade de agregar todo o material produzido na Universidade em uma única plataforma, porque cada projeto atua em seu tempo e as produções acabam sendo específicas. Então, além de dar maior visibilidade aos projetos vinculados à Coordenadoria de Extensão Cultural, o Coletivo será um espaço permanente de suporte para divulgar a produção dos projetos, dar publicidade aos eventos e gerar conteúdos periódicos”, finaliza.

Relacionadas

Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores