Conteúdo do Site Antigo

Colação unificada: uma comemoração de vitórias para 287 novos profissionais graduados pela Unimontes

By DTI

December 28, 2016

Uma celebração de vitórias, com muita comemoração por uma importante etapa superada na vida. Este foi o clima da solenidade unificada de outorga de grau dos cursos do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizada nessa terça-feira (27/12) à noite, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Foram graduados 287 profissionais em 16 cursos. Eles tiveram como patrona geral a professora Wilma Isabel Fagundes Amaral – aposentada do Departamento de História.

A solenidade foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com o vice-reitor Antonio Alvimar Souza, com a presença de integrantes da gestão superior, autoridades e convidados. As arquibancadas do Ginásio foram ocupadas por centenas de familiares e amigos dos graduados, que exibiram cartazes e faixas, com mensagens dirigidas aos novos profissionais pela conquista do diploma superior.

O reitor João Canela destacou a importância da colação de grau por mostrar a contribuição da universidade para o crescimento das pessoas e para o desenvolvimento da região, do Estado e do País. “A Universidade entrega à comunidade profissionais que são indispensáveis para a sustentação da sociedade”, afirmou, cumprimentando os graduados e também os seus familiares, “por ajudarem a universidade na realização desta festa”.

INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO

Ele salientou que “o conhecimento é o instrumento de construção da sociedade”. Desta forma, “a perspectiva é continuar formando profissionais voltados para um País melhor. Pois, as universidades são construtoras de um país melhor”. O professor João Canela lembrou que durante o ano de 2016 a Unimontes enfrentou desafios. “Mas, a nossa universidade, com dignidade e desafio, está superando os obstáculos. Ganhamos maior aprendizado e experiências e estamos preparados romper as adversidades”, assegurou.

Ainda na oportunidade, o reitor prestou homenagem aos professores e benfeitores da Unimontes falecidos em 2016, aos quais se referiu como “baluartes na construção da universidade”. Ele pediu um minuto de silêncio em memória do ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond e dos professores Geraldo Oliveira Mota, Ronald Couto e Shirley Passos.

Foram graduados 287 profissionais nos cursos de Administração (15), Ciências Biológicas/Bacharelado (13), Ciências Contábeis (18), Ciências Econômicas (2), Ciências Sociais (17), Direito Matutino/Noturno (36), Educação Física Bacharelado/Licenciatura (29), Enfermagem (26), Engenharia Civil (16), História (10), Letras Espanhol (9), Letras Português (10), Matemática (7), Medicina (29), Pedagogia (23) e Sistemas de Informação (13).