Uma celebração de vitórias, com muita comemoração por uma importante etapa superada na vida. Este foi o clima da solenidade unificada de outorga de grau dos cursos do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizada nessa terça-feira (27/12) à noite, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Foram graduados 287 profissionais em 16 cursos. Eles tiveram como patrona geral a professora Wilma Isabel Fagundes Amaral – aposentada do Departamento de História.

A solenidade foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com o vice-reitor Antonio Alvimar Souza, com a presença de integrantes da gestão superior, autoridades e convidados. As arquibancadas do Ginásio foram ocupadas por centenas de familiares e amigos dos graduados, que exibiram cartazes e faixas, com mensagens dirigidas aos novos profissionais pela conquista do diploma superior.

O reitor João Canela destacou a importância da colação de grau por mostrar a contribuição da universidade para o crescimento das pessoas e para o desenvolvimento da região, do Estado e do País. “A Universidade entrega à comunidade profissionais que são indispensáveis para a sustentação da sociedade”, afirmou, cumprimentando os graduados e também os seus familiares, “por ajudarem a universidade na realização desta festa”.

Outorga2016 reitorINSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO

Ele salientou que “o conhecimento é o instrumento de construção da sociedade”. Desta forma, “a perspectiva é continuar formando profissionais voltados para um País melhor. Pois, as universidades são construtoras de um país melhor”. O professor João Canela lembrou que durante o ano de 2016 a Unimontes enfrentou desafios. “Mas, a nossa universidade, com dignidade e desafio, está superando os obstáculos. Ganhamos maior aprendizado e experiências e estamos preparados romper as adversidades”, assegurou.

Ainda na oportunidade, o reitor prestou homenagem aos professores e benfeitores da Unimontes falecidos em 2016, aos quais se referiu como “baluartes na construção da universidade”. Ele pediu um minuto de silêncio em memória do ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond e dos professores Geraldo Oliveira Mota, Ronald Couto e Shirley Passos.

Foram graduados 287 profissionais nos cursos de Administração (15), Ciências Biológicas/Bacharelado (13), Ciências Contábeis (18), Ciências Econômicas (2), Ciências Sociais (17), Direito Matutino/Noturno (36), Educação Física Bacharelado/Licenciatura (29), Enfermagem (26), Engenharia Civil (16), História (10), Letras Espanhol (9), Letras Português (10), Matemática (7), Medicina (29), Pedagogia (23) e Sistemas de Informação (13).

Faixas - Graduação