Na próxima segunda-feira (25/02), acontecerá a colação de grau do curso de Licenciatura em Pedagogia – Educampo, ministrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com  o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).  Serão diplomados 41 educadores. A solenidade será presidida pelo reitor João dos Reis Canela, às 20 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira ((prédio 6 do campus-sede).

A proposta do programa é a formação de educadores voltados para a atuação nas escolas do meio rural, com observância aos aspectos diferenciados dos locais onde vivem. Entre outros temas, foram abordados os conteúdos “sociologia rural”, “educação em meio ambiente”, “estrutura agrária”, “educação e trabalho” e “educação e tecnologia”. A capacitação foi avaliada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), recebendo o conceito “A”.

Os participantes do curso são oriundos de 27 áreas de assentamento das diversas regiões do estado. Eles passaram por um processo seletivo, no qual foi dada prioridade para os assentados da reforma agrária e de projetos da agricultura familiar.

O curso de Licenciatura em Pedagogia – Educampo – foi iniciado em dezembro de 2008, sendo dividido em módulos, com o total de 3.950 horas/aula.  As atividades foram desenvolvidas em um processo contínuo, com o tempo/escola (TE), dedicado às aulas na sede da universidade (nos períodos de férias letivas) e o tempo/comunidade, com a vivência dos alunos nos próprios assentamentos e nos projetos de agricultura familiar, no restante do ano.

Os diplomados no curso de Licenciatura em Pedagogia – Educampo estão aptos para a docência no Magistério da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar da Educação Básica, podendo atuar também na supervisão escolar. “Os profissionais diplomados estão capacitados para a docência e a gestão das escolas no campo, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da educação no meio rural”, observa a professora Maria Aparecida Pereira Queiroz,  coordenadora pedagógica do programa, que tem como coordenadora administrativa a professora Maria Ângela Lopes Dumont Macedo.

.