Realizada na noite dessa quinta-feira (14/07), a solenidade colação de grau de 16 cursos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferecidos no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, sendo graduados 452 novos profissionais, que tiveram como patrono geral o professor emérito da Unimontes Ivo das Chagas. Ao presidir a solenidade, realizada na praça Rui Soares Olimpio, o reitor João dos Reis Canela conclamou toda comunidade acadêmica a se envolver no processo de crescimento da universidade.
“Quero, de forma muito especial, convidar e concitar a toda comunidade universitária, aqui representada pelos corpos docente e discente e pelos servidores técnico-administrativos, para que façam desta instituição uma universidade diferente, cada dia melhor. Vivemos num processo inexorável de mudanças, com a visão de novos tempos e novas conquistas, com ética e trabalho”, afirmou João Canela.
Ao cumprimentar os novos graduados pela Unimontes, ele destacou que a instituição vive um momento sublime, “pois está prestes a completar o seu cinquentenário, que será comemorado com muita honra em 24 de maio de 2012”. O reitor enfatizou que “a Universidade Estadual de Montes Claros caminha a passos largos, formando profissionais nas diversas áreas do conhecimento e contribuindo com o desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”. Assim, ressaltou, “a nossa instituição contribui para que tenhamos uma sociedade mais justa”.
Ele também enalteceu a importância da homenagem ao patrono geral. “A Unimontes tem a honra de homenagear o professor Ivo das Chagas. Trata-se de um homem que tem concepção plena do que é a universidade. A sociedade, a cada momento precisa respeitar as pessoas como ele, que fazem historia com dignidade”, afirmou.
Emocionado, o patrono geral agradeceu ao Conselho Universitário e à comunidade universitária pela homenagem. “Em momentos como este, elevados todos por uma alegria incontida, pelo entusiasmo de batalhas vencidas, pela sensação do dever cumprido, transcendemos à aridez do puramente racional, alcançamos o âmago de nossas almas e conduzidos pelos mais nobres sentimentos, somos dominados por intensas emoções”, disse Ivo das Chagas.
Ao se dirigir aos graduados, ele ressaltou: “este é um momento que pela magnitude de seu significado só acontece no contexto construído por quem teve a coragem e a determinação de lutar, de enfrentar e vencer os mais diferentes obstáculos, de perseverar, de escalar as alturas e chegar às cimeiras, que os fracos nunca atingem. Hoje é um dia, que sem esquecer o passado, mas com os olhos no futuro, estas jovens e estes jovens que agora colam grau, delimitam e fincam o marco que separa o antes do depois, o ontem do amanhã, o pretérito do futuro, buscando novos caminhos para a vida”.
Na oportunidade, o patrono geral foi homenageado com uma placa entregue pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida. Participaram da solenidade autoridades, integrantes da direção superior da Unimontes, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados.
OS CURSOS – Foram graduados 452 profissionais dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Português, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação.
Nesta sexta-feira à noite, será realizada a colação de grau da Unimontes em Janaúba (cursos de Agronomia, Pedagogia e Zootecnia). Ainda neste mês, acontecerão outras duas cerimônias de formatura da universidade: dia 21, em Pirapora, cursos de Geografia e Pedagogia; e dia 27, em Unaí, para os concluintes do curso de Ciências Biológicas. No dia 3 de agosto, acontecerá a solenidade de colação de grau do curso de Pedagogia em Almenara, no Vale do Jequitinhonha.
Veja mais fotos na galeria .