As clínicas de estomatologia da Unimontes podem realizar até 60 consultas a cada quinta-feira (Aurélio Fabiano)
O diagnóstico precoce do câncer bucal está entre os serviços oferecidos pelas Clínicas Odontológicas da Universidade Estadual de Montes Claros, através do setor de Estomatologia. O atendimento é realizado sempre às quintas-feiras, de 8 às 12 horas, gratuitamente, no 2º andar do prédio 6, no campus-sede da Unimontes. Qualquer pessoa da comunidade pode ter acesso ao atendimento.
Os trabalhos são desenvolvidos pelos 25 acadêmicos do 8º período do curso de Odontologia, orientados por sete professores das disciplinas vinculadas à Estomatologia. Um desse coordenadores é o professor Mário Melo Filho, que explica que “os problemas bucais da população se acentuaram com o passar dos anos, principalmente os de câncer de boca, apesar do trabalho preventivo desenvolvido pelos profissionais da Odontologia”.
Ainda conforme o professor, entre os tipos de câncer bucal de maior incidência está o Carcinoma Epidermóide (ou de Células Escamosas), que responde por 85% dos casos registrados em pessoas a partir dos 40 anos. A causa está relacionada, principalmente, ao consumo de cigarro. “Se aliada ao uso de bebidas alcoólicas, a predisposição para a doença é ainda maior. O álcool, em especial os destilados, deixam as membranas da boca mais permeáveis, o que acelera a absorção dos agentes cancerígenos do tabaco”, explica.
JOVENS EM RISCO
“Como o consumo do álcool e do tabaco são cada vez mais comuns entre a população jovem, a média de idade na incidência do câncer bucal tende a ser menor”, acrescenta Mário Melo Filho. Já há registros de pacientes com apenas 26 anos com o princípio da doença. No entanto, explica que há outras causas para a patologia, como má higiene e dentes quebrados que causam feridas que não cicatrizam, ou situação mais raras, como tumores nos ossos e nas glândulas da boca.
Vinte dos 64 consultórios das clínicas da Unimontes estão reservados para o setor de Estomatologia que, além do diagnóstico e encaminhamento para cirurgias, realiza trabalhos de prevenção e tratamento das doenças e lesões da boca.
Em 2010, o referido serviço registrou 600 atendimentos de pacientes do município e região. A pessoa pode optar pelo agendamento pelo telefone (38) 3229-8295 ou mesmo comparecer diretamente às clínicas, sem necessidade de encaminhamento de consultórios e postos de saúde. A capacidade é de até 60 atendimentos a cada quinta-feira.
O agendamento da consulta pode ser feito através do telefone (038) 3229-8295, de 8 às 18 horas.