A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) amplia e moderniza a estrutura de atendimento de suas clínicas odontológicas, que funcionam no campus-sede (prédio 6) e garante a assistência à população, em especial aos cidadãos de baixa renda. São realizados, em média, cerca de três mil procedimentos por mês. No espaço, foram instalados 32 novos consultórios odontológicos, com a substituição dos equipamentos antigos, como prosseguimento à renovação da estrutura iniciada no ano passando, quando foram adquiridos 15 novos consultórios.

O investimento na compra dos gabinetes odontológicos foi de R$ 380 mil. Considerando os valores de mercado, inicialmente, os 32 consultórios custariam mais de R$ 500 mil, mas a Unimontes conseguiu a redução do custo por intermédio da licitação na modalidade pregão eletrônico, garantindo a economia de recursos para os cofres públicos.

EXTENSíO ACADÊMICA

O atendimento nas clínicas odontológicas é oferecido à população carente com a participação direta de 240 acadêmicos de Odontologia, supervisionados pelos professores do curso, que é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Confira:

“Os novos equipamentos já facilitam as atividades das equipes de acadêmicos que, orientados pelos professores, têm melhores condições de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula com o uso de moderna tecnologia. Isso garante uma assistência mais qualificada aos pacientes”, avalia a professora Carla Cristina Camilo Araújo, chefe do Departamento de Odontologia da Unimontes e coordenadora da Clínica Odontológica. 

Ela lembra, ainda, que dois dos novos 32 consultórios odontológicos são adaptados para acadêmicos portadores de necessidades especiais, podendo ser manuseados por cadeirantes.

MAIS DE TRÊS MIL ATENDIMENTOS POR MÊS

As clínicas odontológicas funcionam no segundo andar do prédio 6, no campus da Unimontes, nos horários de 8h às 12h e das 14h às 18h. Crianças, adolescentes, adultos e idosos são atendidos todos os dias com a assistência assegurada também às pessoas com deficiência.

Importante salientar que os atendimentos acontecem a partir de agendamento prévio, que deve ser feito diretamente no campus-sede da Unimontes. Os pacientes também são direcionados às clínicas da Universidade pelos postos de saúde da atenção básica de Montes Claros.

Os procedimentos realizados são dos mais diversos: restaurações, tratamento de canal, endodontia, periodontia, cirurgias, promoção da saúde (prevenção de cáries e higienização), prevenção e diagnóstico de câncer bucal e reabilitação oral (próteses).

Ainda conforme a professora Carla Cristina Araújo, sobre os dados mais recentes, em maio último foram realizados 1.825 procedimentos da atenção primária (profilaxia e aplicação de flúor, atendimento infantil e extrações simples). 467 consultas e 729 procedimentos especializados (cirurgias e tratamentos de canal e de periodontia), com o alcance total de 3.021 atendimentos no mês.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia