Acordo visa ações para o desenvolvimento sustentável dos municípios –
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estabeleceu parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) visando a realização de ações conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável dos municípios da região. A parceria foi oficializada quarta-feira (27/08), durante a cerimônia de abertura da terceira edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para Gestão Pública (CINTECS), promovido pelo Codanorte, no espaço Lilia Buffet. Na oportunidade, o Codanorte também firmou convênio semelhante com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Ao participar da cerimônia de abertura do congresso, o reitor da Unimontes) professor Wagner de Paulo Santiago, assinou o termo de cooperação técnica, juntamente com o presidente do Codanorte, Miguel Felipe, prefeito de Joaquim Felício. A reitora do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, representou a instituição na oficialização da parceria.
O acordo de cooperação tem como objetivo “fortalecer ações conjuntas em pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento sustentável para os municípios do Norte de Minas”.
O CINTECS, que prossegue até a noite desta quinta-feira (28/08), reúne cerca de três mil participantes, entre gestores públicos, especialistas e representantes de diversas instituições, com foco em soluções inovadoras para a administração municipal. A cerimônia de abertura contou com a presença de expressivo número de autoridades estaduais, regionais e municipais, entre as quais a secretária de estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças.
Com uma programação diversificada, o CINTECS oferece palestras, painéis e oficinas distribuídos em cinco palcos simultâneos, incluindo um espaço exclusivo para debates e imersão na Nova Lei de Licitações. Entre os temas abordados estão tecnologia, sustentabilidade, boas práticas de gestão, saneamento básico, inovação em saúde, educação e comunicação.
Durante sua participação, o reitor Wagner de Paulo Santiago também visitou diversos estandes da Feira de Negócios, que reúne 30 expositores com soluções e serviços voltados para o setor público, promovendo oportunidades de networking e parcerias institucionais. Paralelamente ao congresso, acontece a VI Mostra Científica do CODANORTE, destinada à apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos, promovendo a integração entre profissionais, estudantes e gestores públicos, além de estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de vida da população.













Fotos: Neto Macedo/Ascom